BBC Brasil: Aquecimento global pode gerar consequências irreversíveis, em efeito dominó, para o equilíbrio do planeta

Estudo alemão aponta que aumento da temperatura pode causar um desequilíbrio no sistema terrestre, afetando oceanos, atmosfera, vegetação e biodiversidade em possíveis interconexões a milhares de quilômetros de distância.
Aquecimento (1)

Um novo estudo do Instituto Potsdam de Pesquisa de Impactos Climáticos, na Alemanha, aponta que as tragédias climáticas podem ser irreversíveis para o equilíbrio do planeta, afetando pontos distantes entre si, mas que pelas ações devastadoras do aquecimento das temperaturas vão ter consequências climáticas globais sem precedentes. Este efeito dominó poderá ocorrer ao mesmo tempo da Amazônia a Groelândia, que estão separadas por mais de 8 mil quilômetros de distância.

Os autores da pesquisa simularam mais de três milhões de cenários possíveis, com um modelo computacional simples (segundo eles), considerando apenas quatro pontos críticos e utilizando diversas mudanças de temperaturas. Em um terço das simulações existe um efeito em cadeia de pontos de não retorno. Com o aumento da temperatura global em 2 graus, em comparação a era pré-industrial, já viveremos o efeito dominó causado pelas tragédias climáticas.

Os quatro pontos de não retorno (tippings points) analisados no estudo foram: o derretimento do gelo da Groelândia, as mudanças nas correntes do Atlântico, as modificações na Amazônia e o derretimento do gelo na Antártida Ocidental.

Leia a reportagem, na íntegra, no portal BBC Brasil.

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Imprimir
Publicidade
Outras notícias

Cadastro

Cadastre-se e fique por dentro das novidades da Revista Saneas.