A missionária Monja Coen Roshi, fundadora da Comunidade Zen Budista Zendo Brasil, fechou o primeiro dia do 32º Encontro Técnico AESabesp Fenasan 2021, nesta terça-feira, 14 de setembro, com uma palestra motivacional.
Recepcionada pela presidente da AESabesp e anfitriã do evento, Viviana Borges, a convidada especial abordou a importância da água para a vida e exaltou o trabalho realizado pela Sabesp tanto no tratamento de água e esgoto como na distribuição de água potável para a população. “Saneamento é saúde, não só a minha, mas a de todos nós. A água é um elemento sagrado para a vida”, disse Monja Coen.
Monja Coen contou sobre sua experiência na Ásia, onde aprendeu a economizar a água ao ser orientada a desligar as torneiras quando não estava usando, por exemplo, ao escovar os dentes e tomar banho. Ela também citou diversos outros exemplos da sua vida e suas viagens para fazer um paralelo sobre a importância da água para a vida humana, o meio ambiente e para a manutenção do ecossistema da Terra.
A monja deu uma aula, ao seu modo, sobre a necessidade de despoluição da água, de combater o aquecimento global, preservar as florestas e a necessidade de que haja o envolvimento de todos para a manutenção do meio ambiente. Para encerrar, a Monja Coen sugeriu um exercício de meditação para alinhar o corpo e esvaziar a mente, deixando ambos relaxados e renovados.