34º Encontro AESabesp/Fenasan 2023: mesa discutirá a Interdisciplinaridade na formação acadêmica de prestadores de serviços de saneamento

O objetivo é explorar como o tema pode enriquecer a formação de profissionais que atuam nos serviços públicos do setor, integrando conhecimentos da engenharia, do direito, da economia, do urbanismo e de diversas outras áreas. A coordenação é de Ester Feche, diretora Socioambiental e Cultural da AESabesp.
a-book-3044874_1280

Para promover um diálogo entre a academia e a prática, o 34º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2023 realizará a mesa redonda “Interdisciplinaridade na formação acadêmica para prestadores de Serviços Públicos de Saneamento nas Pós-graduações”. A  conversa será no segundo dia do principal evento dedicado ao saneamento e meio ambiente da América Latina, na Sala Cantareira 3. A realização é da AESabesp – Associação dos Engenheiros da Sabesp e acontecerá de 3 e 5 de outubro, no Pavilhão Branco do Expo Center Norte, capital de São Paulo. 

O objetivo da mesa é explorar como a interdisciplinaridade pode enriquecer a formação de profissionais que atuam nos serviços públicos de saneamento, integrando conhecimentos da engenharia, do direito, da economia, do urbanismo e de diversas outras áreas. Em meio às transformações trazidas pelo Marco Legal do Saneamento, essa abordagem promete impulsionar a qualidade dos serviços e expandir o acesso para cidadãos em situação de vulnerabilidade social.

A coordenadora da mesa, Ester Feche, diretora Socioambiental de Cultural da AESabesp realça a importância de promover uma formação que incorpore os avanços acadêmicos e as necessidades práticas do setor. “O objetivo é dialogar sobre como a formação de um profissional pode ser acrescida de conhecimento, técnicas e subsídios do que está ocorrendo tanto na academia, quanto nas práticas, para acrescentar competências objetivas e hard skills aos profissionais do setor de saneamento”, afirma. 

Com moderação de Sabrina de Menezes Correa Furstenau Sabino, da Sabesp – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, a mesa contará com presença de palestrantes de destaque: Marcos Perez, da Fundação ARCADAS – Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo; Eduardo Meirelles, do mestrado profissional FORTEC/PROFNIT da Universidade do Estado de Minas Gerais; e Rui Cunha Marques, do Instituto Superior Técnico de Lisboa, Universidade de Lisboa.

A expectativa para esta edição do evento, segundo Ester Feche, é que as discussões aprofundem a pesquisa aplicada no contexto da interdisciplinaridade e contribuam para o aprimoramento da eficiência técnica dos profissionais no campo da engenharia sanitária e ambiental. “Há uma oferta muito grande de cursos, mas nós queremos que os nossos sejam cursos de excelência diferenciados, no contexto da engenharia e  da operação dos serviços”, enfatiza.

Vitrine e ponto de encontro 

O 34º Encontro Técnico AESabesp e a Fenasan 2023 dão espaço para mostrar que o saneamento ambiental desempenha um papel fundamental para o nosso futuro no planeta, pois está diretamente ligado à qualidade de vida das pessoas, à preservação dos recursos naturais e, consequentemente, à perenidade dos bens e serviços atrelados ao setor, cujas demandas são prioritárias na agenda brasileira em busca da universalização do acesso aos serviços de água e esgoto até 2033.

Para fortalecer a transversalidade que o saneamento tem com todas as áreas ligadas à sustentabilidade, nesta edição, a Fenasan terá seu espaço expositivo ampliado e integrado à feira Waste Expo Brasil, que possui foco em serviços, máquinas e equipamentos para a gestão dos resíduos sólidos. 

A Fenasan e o Encontro Técnico são a principal vitrine do mercado de bens e serviços de saneamento ambiental e o ponto de encontro dos profissionais que atuam para a universalização.

Com um público tradicionalmente de 22 mil visitantes e alinhada aos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos pela ONU, e aos conceitos de ESG, a edição 2023 traz como tema central o “Saneamento Ambiental na Globalização do Desenvolvimento Sustentável” visando ampliar o diálogo em torno das questões de saneamento ambiental, meio ambiente e sustentabilidade e promovendo o compartilhamento de conhecimento altamente qualificado.

A Fenasan 2023, como polo de negócios e oportunidades de networking, tem por objetivo a promoção e divulgação do desenvolvimento tecnológico do saneamento e de produtos empregados em sistemas de tratamento de água, adução e abastecimento e sistemas de coleta, tratamento de esgotos, drenagem e disposição final de resíduos e demais ações do saneamento ambiental. 

Painéis e Mesas

Com 12 mesas redondas e 6 painéis de discussão, contemplando temas universais e que estão na pauta das principais empresas, entidades e profissionais do setor, esta edição do congresso reunirá especialistas e profissionais de elevado nível de conhecimento, como engenheiros, químicos, biólogos, técnicos, pesquisadores, estudantes, gestores e empresários que atuam no saneamento ambiental e, de forma geral, todas as pessoas interessadas no avanço da aplicação dos conhecimentos da engenharia e das inovações tecnológicas no setor, com participação de congressistas, visitantes da Feira e as mais renomadas empresas da cadeia produtiva do saneamento: fabricantes, distribuidoras e prestadoras de serviços do mercado.

A programação completa pode ser acessada neste link.

Serviço

34º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2023 – “Saneamento Ambiental na Globalização do Desenvolvimento Sustentável”, realizados simultaneamente à Waste Expo Brasil – de 3 a 5 de outubro

Mesa “Interdisciplinaridade na formação acadêmica para prestadores de Serviços Públicos de Saneamento nas Pós-graduações”

Quando: dia 4 de outubro, das 11h às 12h – Sala Cantareira 3

Onde: Pavilhão Branco – Expo Center Norte, em São Paulo, capital.

Para mais informações, inscrições e credenciamento para visitar a feira, acesse aqui.