34º Encontro Técnico/Fenasan 2023: painel abordará indicadores de melhoria na qualidade de vida da população nos municípios com serviço de saneamento 300%

Integrarão o debate Luana Pretto, presidente do Instituto Trata Brasil, e Rodolfo Costa e Silva, consultor em saneamento. A coordenação é de Pierre Siqueira, coordenador de Inovação da AESabesp, Hilton Alexandre de Oliveira e Nilzo Rene Fumes (ambos membros do Conselho Deliberativo da Associação).
health-6264205_1280

Os indicadores de melhoria na qualidade de vida da população nos municípios com serviço de saneamento 300% serão abordados em um painel do 34º Encontro Técnico – Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente e da Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente – Fenasan 2023. Os eventos, que juntos formam o maior evento de saneamento e meio ambiente da América Latina, acontecerão entre os dias 3 e 5 de outubro,no Expo Center Norte, em São Paulo. A realização é da Associação dos Engenheiros da Sabesp – AESabesp. 

O objetivo do painel é demonstrar indicadores de qualidade de vida da população em regiões/municípios com atendimento universalizado, comparando-se com outros em situações com serviços de baixa eficiência. O tema será debatido no primeiro dia do evento, terça-feira, 03 de outubro, a partir das 16h40, na sala Cantareira 3.

Integrarão o debate Luana Pretto, presidente do Instituto Trata Brasil, e Rodolfo Costa e Silva, consultor em saneamento. 

Pierre Siqueira, coordenador de Inovação da AESabesp, que coordena este painel, juntamente com Hilton Alexandre de Oliveira e Nilzo Rene Fumes (ambos membros do Conselho Deliberativo da Associação), reforça que o tema saneamento básico é saúde pública preventiva. “E 300% significa universalização total da prestação dos serviços de saneamento ambiental tarifado, que se refere ao fornecimento de água potável para a sociedade e toda a coleta, afastamento, tratamento e disposição dos esgotos das residências e unidades consumidoras”, enfatiza.

“Com o preâmbulo acima, os expositores vão descrever os avanços na saúde pública, na salubridade, na qualidade da vida urbana correlacionando com os locais em que há abastecimento de água, coleta de esgotos e tratamento desses esgotos para todo o conjunto da sociedade”, complementa.

Sobre os especialistas do painel, Pierre destaca a alta capacidade intelectual e frisa que conhecedores profundos da política pública e vivência no setor econômico. Além disso, o coordenador também detalha as expectativas para o 34º Encontro Técnico/Fenasan 2023.

“Neste ano, com o novo governo no Estado de São Paulo, com uma ideologia diferente, há possibilidades de novos aprendizados. Entre eles, o ambiente de privatização e investimentos com a revisão do Marco Legal do Saneamento, seus impactos nas companhias estaduais, as novas tecnologias de aprimoramento dos processos e as diferentes formas de gestão. Neste contexto, a Fenasan 2023 é o principal Hub de Saneamento Ambiental das Américas, que reúne todas as vozes e partes interessadas que definem o nosso setor. Com certeza, será o melhor evento de todos, imperdível”, projeta.

Vitrine e ponto de encontro 

O congresso e a feira dão espaço para mostrar que o saneamento ambiental desempenha um papel fundamental para o nosso futuro no planeta, pois está diretamente ligado à qualidade de vida das pessoas, à preservação dos recursos naturais e, consequentemente, à perenidade dos bens e serviços atrelados ao setor, cujas demandas são prioritárias na agenda brasileira em busca da universalização do acesso aos serviços de água e esgoto até 2033.

Para fortalecer a transversalidade que o saneamento tem com todas as áreas ligadas à sustentabilidade, nesta edição, a Fenasan terá seu espaço expositivo ampliado e integrado à feira Waste Expo Brasil, que possui foco em serviços, máquinas e equipamentos para a gestão dos resíduos sólidos. 

A Fenasan e o Encontro Técnico são a principal vitrine do mercado de bens e serviços de saneamento ambiental e o ponto de encontro dos profissionais que atuam para a universalização.

Com um público tradicionalmente de 22 mil visitantes e alinhada aos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos pela ONU, e aos conceitos de ESG, a edição 2023 traz como tema central o “Saneamento Ambiental na Globalização do Desenvolvimento Sustentável” visando ampliar o diálogo em torno das questões de saneamento ambiental, meio ambiente e sustentabilidade e promovendo o compartilhamento de conhecimento altamente qualificado.

A Fenasan 2023, como polo de negócios e oportunidades de networking, tem por objetivo a promoção e divulgação do desenvolvimento tecnológico do saneamento e de produtos empregados em sistemas de tratamento de água, adução e abastecimento e sistemas de coleta, tratamento de esgotos, drenagem e disposição final de resíduos e demais ações do saneamento ambiental. 

Painéis e Mesas

Com 12 mesas redondas e 6 painéis de discussão, contemplando temas universais e que estão na pauta das principais empresas, entidades e profissionais do setor, esta edição do congresso reunirá especialistas e profissionais de elevado nível de conhecimento, como engenheiros, químicos, biólogos, técnicos, pesquisadores, estudantes, gestores e empresários que atuam no saneamento ambiental e, de forma geral, todas as pessoas interessadas no avanço da aplicação dos conhecimentos da engenharia e das inovações tecnológicas no setor, com participação de congressistas, visitantes da Feira e as mais renomadas empresas da cadeia produtiva do saneamento: fabricantes, distribuidoras e prestadoras de serviços do mercado.

A programação completa pode ser acessada neste linkhttps://fenasan.com.br/programacao/

Serviço

34º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2023 – “Saneamento Ambiental na Globalização do Desenvolvimento Sustentável”, realizados simultaneamente à Waste Expo Brasil – de 3 a 5 de outubro

Painel “Indicadores de melhoria na qualidade de vida da população nos municípios com serviço de saneamento 300%”

Quando: dia 3 de outubro, 16h40 – Sala Cantareira 3

Onde: Pavilhão Branco do Expo Center Norte, em São Paulo, capital

Visitação às feiras: gratuita

Para mais informações, inscrições e credenciamento para visitar a feira, acesse aqui.