AESabesp reúne parceiros internacionais em evento na Conferência da Água da ONU

Encontro online foi realizado nesta sexta-feira, 24 de março, e teve como tema Facilitating Access to Knowledge about Water (Facilitando o acesso do conhecimento sobre a água). O Museu Água foi um dos destaques das apresentações.
DESTAQUE-

Nesta semana em celebração ao 22 de março, Dia Mundial da Água, a Associação dos Engenheiros da Sabesp – AESabesp, em parceria com outras entidades, realizou um side event na Conferência da Água da Organização das Nações Unidas – ONU, uma das maiores realizações internacionais sobre o tema. O encontro virtual “Facilitating Access to knowledge about Water” (Facilitando o acesso do conhecimento sobre a água), aconteceu nesta sexta-feira (24) e foi transmitido ao vivo pelo YouTube (disponível aqui). 

Na ocasião, a AESabesp reuniu parceiros especialistas de organizações internacionais, que trouxeram ações e projetos inovadores para facilitar o acesso ao conhecimento sobre água. A apresentação foi feita por Ester Feche Guimarães, diretora Socioambiental e Cultural da AESabesp. O objetivo do evento, como reforçou Ester, foi promover a geração e disseminação desse conhecimento, incluindo novas informações relevantes para os ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) relacionados.

Como palestrantes convidados, estiveram presentes: Viviana Borges, presidente do Conselho Deliberativo da AESabesp; Vanessa Hasson de Oliveira, doutora em Direitos da Natureza e fundadora da MAPAS; Regina Fittipaldi, pró-reitora de Meio Ambiente da Unipaz, arquiteta e urbanista; Yenny Vega Cárdenas, especialista do Observatoire International des Droits de La Nature; Monti Aguirre, antropóloga da Advocacy of International Rivers; Igor Vieira, coordenador de programas da Waterlution Brasil; Rolando Chamy, presidente eleito da Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental – AIDIS para 2024, Rosa María, diretora do Instituto de Engenharia da Universidade Nacional Autônoma do México; e Christian J. Taylor – Presidente da Associação Argentina de Engenharia Sanitária e Ciências do Ambiente (AIDIS Argentina).

Viviana falou sobre o Museu Água, iniciativa da AESabesp para a cidade de São Paulo e para o Brasil, que pretende estimular o interesse da população pela história do Saneamento e sobre a importância da água e do meio ambiente. Mais uma grande ação da entidade, alinhada aos conceitos de
ESG e aos ODS. Empresas e pessoas podem apoiar o Museu Água de São Paulo (saiba mais aqui).

Vanessa abordou o tema “Advocacy para os direitos dos Rios” pela ONG MAPAS – Métodos de Apoio a Práticas Ambientais e Sociais. Em seguida, Regina discorreu sobre a Educação para a paz da UNIPAZ – Universidade Internacional da Paz.

O assunto seguinte foi destacado por Yenny Vega Cárdenas. Na ocasião, a palestrante apresentou o caso do Rio Saint-Laurent promovido pelo Observatoire International des Droits de La Nature e compartilhou com os participantes o link do livro “A Legal Personality for the St. Lawrence River and other Rivers of the World”. A obra traz um caso de sucesso para inspirar as outras lutas no sentido de preservação dos rios e pode ser adquirida neste link.

A palestrante Monti Aguirre, antropóloga e membro da International Rivers, falou sobre Advocacy of International Rivers, abordando a proteção dos rios. E Igor Vieira falou sobre Advocacy of International Rivers”, seguido de uma palestra sobre a evolução da educação ambiental a partir dos desafios gerados pelas mudanças climáticas, por Rolando, Rosa María e Christian.

O side event promove parcerias intersetoriais entre o Museu Água (Cultura), NNEdPro Global Institute for Food, Nutrition and Health – Cambridge, UK, University of Cambridge e Programa da ONU – Harmony with Nature (Earth Law).

A realização do evento foi uma iniciativa da AESabesp em parceria com as organizações internacionais MAPAS, Unipaz, Waterlution, Observatório Internacional para os Direitos da Natureza, International Rivers, AIDIS – Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental e AIDIS Argentina.

Leia também: Museu Água é destaque no portal da ONU