No dia 1° de julho, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) lançou o Relatório de Segurança de Barragens (RSB) 2024/2025, que celebra sua 13ª edição.
Parte da Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB) instituída pela Lei n° 12.334/2010, o relatório reúne informações enviadas por 33 entidades fiscalizadoras e apresenta um panorama da evolução da segurança de barragens pelo Brasil no que diz respeito aos múltiplos usos da água, da geração de energia elétrica, da contenção de resíduos industriais e de rejeitos de mineração, abrangendo tanto as barragens que são submetidas à lei, quanto as que não são.
A publicação está disponível no Sistema Nacional de Informações sobre Segurança de Barragens (SNISB), gerido pela ANA, o sistema é um dos pilares da PNSB.
Saiba mais sobre o relatório e assista ao lançamento pelo canal da ANA no YouTube (clique aqui).
Mais um webinar dia 8 de julho
Na próxima terça-feira, 8 de julho, às 15h, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) promoverá o webinário “Revisão da Resolução ANA no 132/2016- Classificação de Barragens para Atendimento à PNSB”.
Discutindo a resolução para classificação de barragens fiscalizadas pelo órgão com foco no Dano Potencial Associado, o evento é aberto ao público e tem como objetivo promover a participação da sociedade na Consulta Pública que trata do processo de revisão da resolução ANA n° 132/2016, que estabelece critérios complementares para a classificação de barragens sob fiscalização da Agência quanto ao Dano Potencial Associado (DPA) para atendimento à Política Nacional de segurança de Barragens (PNSB).
A transmissão será via Microsoft Teams. Mais informações e como participar no site da ANA (clique aqui).