Antropólogo brasileiro ganha “Nobel do Meio Ambiente”

O professor Eduardo Brondizio se destacou no Prêmio Tyler de Conquista Ambiental de 2025 por suas pesquisas dedicadas à conservação da Amazônia e ao desenvolvimento sustentável. Reconhecimento celebra avanços extraordinários na pesquisa ambiental.
InShot_20250225_104623456

O antropólogo Eduardo Brondízio ganhou o Prêmio Tyler de Conquista Ambiental 2025, apelidado de ‘Nobel verde’, e fez história como o primeiro brasileiro a ser reconhecido na premiação em 50 anos. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade de Indiana (EUA), o pesquisador se destacou por seus estudos voltados à conservação da Amazônia e ao desenvolvimento sustentável. 

Brondízio divide a honraria com ecologista argentina Sandra Díaz, professora da Universidade Nacional de Córdoba. Eles são os primeiros sul-americanos a receber a honraria, que celebra contribuições extraordinárias que promoveram avanços significativos para a sustentabilidade e conservação ambiental.

Renomado pesquisador interdisciplinar líder do estudo da Amazônia e na governança ambiental global há mais de 35 anos, Eduardo Brondízio desempenhou um importante papel na formulação de políticas ambientais como copresidente da Avaliação Global da Plataforma Intergovernamental sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (IPBES) em 2019. 

A cerimônia de premiação acontecerá em 10 de abril, na cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos (EUA).

Saiba mais sobre a edição no site www.tylerprize.org