Assembleia Ambiental da ONU aprova acordo para combater poluição plástica

Pacto ambiental é considerado o mais significativo desde o acordo climático de Paris de 2015; documento está previsto para ser concluído em 2024.
plastic-waste-gc645a2a0e_1920

Nesta quarta-feira, 2 de março, a Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEA) aprovou um acordo histórico para criar o primeiro tratado global para acabar com a poluição por plástico no mundo. Considerado pela organização como o pacto ambiental mais significativo desde o acordo climático de Paris (2015), o documento está previsto para ser concluído em 2024.

Os países-membros das Nações Unidas, entre elas o Brasil, conversaram por mais de uma semana em Nairóbi, capital do Quênia, para chegar a um acordo sobre o esboço de um tratado para conter a crescente poluição plástica. Chefes de Estado, ministros do Meio Ambiente e outros representantes de 175 nações assinaram o documento, que aborda todo o ciclo de vida do plástico desde a origem até seu descarte.

Autoridades governamentais comemoraram com aplausos a adoção da resolução, que foi escrita em termos amplos. Um comitê intergovernamental agora tem a tarefa de negociar um tratado vinculante que deverá ser adotado por empresas em todo o mundo.

Segundo o Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), a produção de plástico aumentou, exponencialmente, nas últimas décadas e agora chega a cerca de 400 milhões de toneladas por ano, um volume que deve dobrar até 2040.  

Qualquer tratado que imponha restrições à produção, uso ou design de plástico afetará empresas de petróleo e de produtos químicos que fabricam plástico bruto, bem como gigantes de bens de consumo que vendem milhares de produtos em embalagens de uso único

Fonte: ONU News

Imagem: Pixabay