Barcelona planeja transporte verde a partir de 2022 com Projeto Nimbus

A cidade espanhola pretende produzir biometano, a partir do lodo do esgoto, para abastecer sua frota de ônibus
bus-articulat-barcelona

Barcelona se notabilizou por iniciativas de planejamento urbano de sucesso, visando o bem-estar da população, a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente. Um exemplo é a criação da “superquadra”, uma zona sem entrada de carros no centro da cidade que privilegia os pedestres e os ciclistas, eliminando a poluição sonora e atmosféric

Agora as atenções estão voltadas para o combustível da sua enorme frota de ônibus. Para complementar os esforços, a cidade criou um projeto para abastecer a frota de ônibus com combustível criado a partir do lodo produzido no esgoto da cidade. Barcelona possui 1,1 mil ônibus e cerca de 900 circulam nos horários de pico, todos abastecidos com combustíveis fósseis. Em busca de uma alternativa para combater a emissão de gases de efeito estufa e as mudanças climáticas foi criado o Projeto Nimbus que tem planos de um piloto para a produção de biometano, um gás natural e renovável, a partir do lodo despejado no esgoto.

O projeto que vai estimular a economia circular na cidade começa pelo transporte público verde, deve iniciar em março de 2022.

Fonte – Um Só Planeta