Brasil cria entidade com apoio da ONU para discutir padrões de segurança na mineração

O órgão tem caráter independente e é liderado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e da Diretoria de Pensões da Igreja da Inglaterra. Foto
ONU-

© Unsplash/Francesco Boncompagn

O novo Instituto Global Independente para a Gestão de Rejeitos foi anunciado às vésperas do quarto aniversário do desastre da barragem de Brumadinho (25 de janeiro), em Minas Gerais, ocasionando a morte de 270 pessoas. A iniciativa é liderada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e da Diretoria de Pensões da Igreja da Inglaterra.

A entidade tem caráter independente e pretende promover a segurança dos sítios da indústria da mineração. O lançamento oficial ocorreu num encontro de cúpula de investidores do setor na Bolsa de Valores de Londres. 

A iniciativa é resultado de um Painel Consultivo Internacional com vários interessados e de discussões com os atores do setor de mineração. A proposta é fazer do Instituto Global uma parte central para a auditoria independente exigida às empresas a fim de garantir que elas estejam em conformidade com o Padrão Global da Indústria para a Gestão de Rejeitos, Gistm na sigla em inglês.

Fonte: ONU Brasil

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Imprimir
Publicidade
Outras notícias

Cadastro

Cadastre-se e fique por dentro das novidades da Revista Saneas.