Carnaval de Salvador/BA promoverá neutralização de carbono durante as festividades

Os créditos de carbono serão gerados no Aterro Metropolitano Centro, que recebe cerca de 3 mil toneladas diárias de resíduos da região.
imagem9812

A Prefeitura de Salvador, em parceria com a Battre, do grupo Solví – responsável também pela neutralização do Encontro Técnico da AESabesp/Fenasan -, vai compensar as emissões de gases de efeito estufa geradas pelo Carnaval com créditos de carbono. A iniciativa ocorre pelo terceiro ano consecutivo.

De acordo com a empresa, a neutralização vai contabilizar trios elétricos, minitrios, pranchões, viaturas, banheiros químicos, geradores de energia movidos a combustíveis fósseis e contêineres administrados pela Prefeitura de Salvador. A compensação deve considerar o período oficial do calendário carnavalesco, entre quinta-feira, 12 de fevereiro, e quarta-feira, 18. O volume total compensado será divulgado após o evento, que tem expectativa de receber mais de 11 milhões de pessoas.

Os créditos de carbono utilizados serão gerados no Aterro Metropolitano Centro, que recebe cerca de 3 mil toneladas diárias de resíduos de Salvador e dos municípios de Lauro de Freitas e Simões Filho. A geração dos créditos ocorre por meio do manejo do metano proveniente da decomposição de materiais orgânicos no aterro.