Ceará ganha fábrica de medidores de água 

Inaugurado em 7 de junho pela Eletra Energy Solutions, no Parque Industrial da empresa, em Itaitinga, Região Metropolitana de Fortaleza, o novo empreendimento conta com investimento aproximado de 17 milhões. Estimativa é gerar 100 novos postos de trabalho já no primeiro ano.
DESTAQUE-ELETRA

Uma unidade de produção de hidrômetros eletrônicos ultrassônicos foi inaugurada pela Eletra Energy Solutions, empresa do grupo chinês Hexing, em Itaitinga, Região Metropolitana de Fortaleza, no Ceará, para atender ao mercado de água. O evento aconteceu em 7 de junho, com presença de autoridades do Brasil e da China, representantes de companhias de saneamento e de outras entidades.

A Revista Saneas Online, um veículo da AESabesp – Associação dos Engenheiros da Sabesp, esteve presente na inauguração, a convite da Eletra, empresa expositora na Fenasan (Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente, promovida pela associação), e conheceu as instalações da fábrica e processos de produção dos hidrômetros, com equipes compostas em sua grande maioria por mulheres. O presidente da AESabesp, Luciomar Santos Werneck, e Viviana Borges, presidente do Conselho Deliberativo da entidade, também prestigiaram a cerimônia. 

Especializada em soluções customizadas para medição de energia elétrica e de água, a Eletra fez um investimento inicial de aproximadamente 17 milhões de reais na nova fábrica de hidrômetros. A estimativa é gerar 100 novos postos de trabalho já no primeiro ano de atividade, com expectativa de crescimento para os próximos cinco anos.

“Os medidores de água oferecidos pela Eletra adotam tecnologia avançada de medidores ultrassônicos, combinada com soluções de comunicação de internet das coisas (IoT), buscando liderar o desenvolvimento da indústria e remodelar o mercado de medidores de água no Brasil”, enfatizou o CEO da Eletra Energy, Ruy Cheng, durante a solenidade de inauguração. O executivo afirmou que enquanto a empresa expande seus negócios no Brasil, também contribui para o avanço contínuo no setor de utilidades públicas no país. “No setor de energia a elétrica, a Eletra tem trabalhado em parceria com as empresas de serviços públicos brasileiras para apoiar o desenvolvimento da indústria local de energia”, realçou.

O governador do Ceará, Elmano de Freitas, participou da cerimônia e. “A Eletra decidiu desenvolver aqui projetos de pesquisadores brasileiros, que podem fazer adaptação dos seus produtos para o mercado local. Talvez esta seja a maior ação de colaboração para que possamos dar mais oportunidades aos talentos que temos na nossa sociedade”, destacou. O governador também citou a expansão na geração de empregos e frisou que a nova unidade de produção beneficiará os consumidores de água e trará avanço para que a companhia de saneamento do estado (Cagece) consiga ver onde está o desperdício na rede. “Esta inovação tecnológica da Eletra garantirá ao consumidor que ele pagará efetivamente aquilo que consumir”.  

A secretária de Relações Internacionais do Estado do Ceará, Roseane Medeiros, também falou sobre a importância dos pesquisadores brasileiros na iniciativa. “Nosso grande objetivo é reter nossos talentos e levar desenvolvimento e oportunidade para toda a população do Ceará. Neste momento em que vivemos – com a questão da energia renovável, com a possibilidade do desenvolvimento de hidrogênio verde – muitas oportunidades se abrem e nós temos que abraçar isso com toda força”.

O cônsul-geral adjunto do Consulado da China no Recife, Wang Ke, comentou que a colaboração entre a China e o Ceará tem sido cada vez mais profunda e sólida. “Com a empresa de medidores eletrônicos, a Hexing está aprofundando suas raízes no Ceará e atendendo a todo o mercado brasileiro”, afirmou.

Investimento na economia cearense

Em 2016, a empresa já havia inaugurado a primeira fábrica no parque industrial da Eletra, em Itatinga. Na ocasião, foram investidos cerca de R$ 52 milhões na unidade fabril de 36 mil metros quadrados. A unidade, que começou empregando 650 colaboradores, hoje tem mais de 1200 trabalhadores. A Eletra é líder no mercado brasileiro de produtos e soluções para medidores de energia.

Saiba mais

A Hexing, gigante do mercado chinês tem mais de 30 anos de história, com ampla experiência no desenvolvimento e fabricação de produtos e soluções em medição inteligente,com atuação em 90 países e fábricas ao redor do mundo. A holding está na bolsa de valores de Xangai e aplica parte dos dividendos na fábrica de Itaitinga.

Já a Eletra Energy Solutions foi criada em 2010, possui estrutura de alto nível e lidera o mercado brasileiro de produtos e soluções para medidores de energia. A empresa atende aos mais exigentes padrões mundiais de segurança e de normas de qualidade, como a certificação ambiental ISO 14001.

O respeito ao meio ambiente faz parte do negócio. A empresa está alinhada com as mais modernas práticas sustentáveis adotadas pelo mercado. Destaca-se também o cumprimento de todos os processos éticos de transparência e de compliance.