Com sucesso de público, 33º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2022 abre com Palestra Magna de Pedro Maranhão, secretário nacional de Saneamento (MDR)

Quase mil pessoas lotaram o auditório do Centro de Exposições na manhã desta terça-feira, 13, para prestigiar a abertura da edição histórica, que marca a volta presencial do maior evento de saneamento e meio ambiente da América Latina.
cMSbdWAA

Foi aberto nesta terça-feira, 13 de setembro, no Pavilhão Branco do Expo Center Norte, em São Paulo (SP), o 33ª Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2022 (Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente e Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente).

Celebrando a volta presencial no do maior evento de saneamento e meio Ambiente da América Latina, quase mil pessoas acompanharam a Cerimônia de Abertura, que contou com Palestra Magna de Pedro Maranhão, secretário nacional de Saneamento do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) sobre “Dificuldades históricas na execução da política de saneamento básico no Brasil”.

Recepcionados pelo presidente da AESabesp, Luciomar Santos Werneck, estiveram presentes na solenidade, José Amaral Wagner Neto, secretário-executivo de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, representando o governador Rodrigo Garcia; Marcos Monteiro, secretário municipal de Infraestrutura Urbana e Obras de São Paulo, representando o prefeito Ricardo Nunes; e Benedito Braga, presidente da Sabesp (por vídeo).

Promovida pela Associação dos Engenheiros da Sabesp – AESabesp, esta edição tem como tema “Saneamento: prioridade para a vida” e vai até esta quinta-feira (15), reunindo especialistas do setor em 12 mesas redondas e 8 painéis de discussão. Nos três dias do evento, mais de 100 especialistas apresentarão cases, trabalhos técnicos e novidades para o setor.

Em sua fala inicial, Werneck destacou que o momento vivido no Brasil e no mundo mostra o quão essencial é o saneamento para a saúde e para a qualidade de vida das pessoas e do planeta. “O retorno presencial de nosso evento é também o reconhecimento do trabalho realizado por nosso setor, que esteve na linha de frente no enfrentamento à Covid-19, resiliente e combativo. Buscamos inovar, nos transformar e nos reinventar, juntamente com outros setores, em prol da sociedade. Sigamos unidos, trabalhando pela melhoria do saneamento em nosso país, rumo à universalização”, pontuou.

Benedito Braga ressaltou a importância do saneamento para a sociedade. “Tudo que fazemos se reflete no aspecto social e ambiental. Temos certeza de que os debates aqui serão essenciais para o futuro do saneamento. Que essa jornada sirva de impulso para construirmos um mundo melhor”, destacou.

Para Marcos Monteiro, o evento é importante para a melhoria no desenvolvimento das ações na área de saneamento e, também, para que os técnicos possam acompanhar como cada gestão tem atuado. “A participação em eventos assim traz mais consistência nas gestões de governo. Os técnicos precisam assumir o protagonismo nas ações de governo”, observou.

Wagner Neto falou dos desafios do setor. “Temos a urgência da universalização dos serviços, ao mesmo tempo que enfrentamos as mudanças climáticas. Precisamos colocar isso como uma bússola para nossas ações e este evento é um alento. Por meio da ciência e do envolvimento de todos vamos enfrentar essas questões. Sairemos daqui mais fortes e inovadores”, comemorou.

E sua participação na abertura, Maranhão abordou o marco regulatório como importante divisor de águas. “Precisamos discutir saneamento no Brasil. A sociedade tem cobrado, os gestores têm tido a sensibilidade dessa importância. E eventos como este são fundamentais porque quanto mais se discute mais vamos avançar na universalização do saneamento”, apontou o secretário que, na sequência, apresentou a palestra magna e, entre outros aspectos, relacionou os avanços do serviço no país à melhoria na saúde da população. “Enfrentamos muitas dificuldades, desde culturais até de financiamento. Mas uma atenção maior ao saneamento melhora a saúde da mulher, por exemplo. Precisamos e vamos ampliar o debate, e estamos otimistas no avanço da universalização dos serviços”, enfatizou.

Serviço
O quê: 33º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2022 – “Saneamento: prioridade para a vida”

Quando: até 15 de setembro

Congresso: 9h às 18h
Feira: 13h às 20h

Expo Center Norte | Pavilhão Branco
Rua José Bernardo Pinto, 333
São Paulo-SP

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Imprimir
Publicidade
Outras notícias

Cadastro

Cadastre-se e fique por dentro das novidades da Revista Saneas.