Conferência dos Oceanos da ONU: Brasil defende acordo internacional para reduzir poluição por plástico

Evento acontece até esta sexta (1º de julho), em Lisboa, reunindo dezenas de chefes de Estado e governo, que debatem uma agenda comum para salvar os mares em todo o mundo. - Foto Pixabay
ocean-g18597679d_1920

Nesta terça-feira, 28 de junho, o  Brasil participou da Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, realizada na Altice Arena, em Lisboa, Portugal. Na ocasião, o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, defendeu a criação de dois acordos internacionais em prol da vida marinha.

Em seu discurso, o ministro falou sobre a importância de um tratado global para reduzir a poluição causada por plásticos, tema que tem ganhado destaque no evento. Joaquim Leite lembrou que o país “tem uma área marinha de 5,7 milhões km2, sendo que 27% da área é protegida”.

Ele mencionou vários programas do governo para redução da poluição por plásticos, como o “Lixão Zero”, que segundo ele, já encerrou 20% dos lixões a céu aberto desde 2019. Citou também outro projeto envolvendo a população e voluntários, que retiraram de praias e manguezais 637 mil itens, sendo 355 mil itens de plásticos.

A Conferência dos Oceanos da ONU acontece até sexta-feira, 1º de julho, quando deverá ser divulgado o acordo final firmado entre os países-membros em prol da vida marinha, da economia azul e da recuperação do ecossistema marinho.

Fonte: ONU News

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Imprimir
Publicidade
Outras notícias

Cadastro

Cadastre-se e fique por dentro das novidades da Revista Saneas.