O Governo de São Paulo prorrogou até 25 de fevereiro a consulta pública do Projeto de Segurança Hídrica da Bacia do PCJ, que visa fortalecer o abastecimento de água e reduzir o risco de escassez na região atendida pelas bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.
O investimento total estimado é de R$ 311,2 milhões, abrangendo obras e sistemas necessários para reforçar a segurança hídrica da região.
A iniciativa é estruturada pela Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) e a Agência de Águas do Estado de São Paulo (SP Águas). O objetivo é aprimorar a gestão dos recursos hídricos na região por meio de um aproveitamento mais eficiente e regularizado, especialmente em períodos de estiagem.
De acordo com a Semil, a consulta pública deve contribuir para a regularização das vazões dos rios Camanducaia e Jaguari, além das barragens Pedreira e Duas. A expectativa é que o projeto também gere impactos positivos na qualidade da água dos mananciais e aumente a resiliência do sistema frente a períodos de seca e outros desafios climáticos.
As contribuições devem ser encaminhadas por escrito para o e-mail segurancahidricasarpcj@cpp.sp.gov.br, por meio do formulário disponível na página da iniciativa no site da SPI.
Fonte: Agência SP






