O Programa Antártico Brasileiro (Proantar) divulgou, na última quinta-feira, 26 de fevereiro, a pesquisa “Planeta em Degelo”, que alerta para a aceleração do derretimento das calotas polares.
Utilizando dados do World Glacier Monitoring Service (WGMS), do Projeto Carbmet e do Proantar, o estudo revelou que o derretimento das geleiras soma 9.179 gigatoneladas desde 1976. As regiões que mais podem sofrer com esse fenômeno são as cidades costeiras.
Para fins comparativos, 1 gigatonelada equivale a 1 trilhão de quilogramas. Seriam necessários aproximadamente 16 bilhões de pessoas com 62 kg cada para atingir a massa de 1 Gt. Assim, as 9.000 Gt perdidas equivalem a cerca de 18 mil vezes a massa da população mundial atual.
Sintoma do aquecimento global, o derretimento acelerado das geleiras aponta para um futuro alarmante. De acordo com a pesquisa, em pouco mais de 20 anos, as geleiras podem perder o equivalente ao volume registrado em quase 50 anos.
O estudo “Planeta em Degelo” está disponível em livre acesso neste link.
Fonte: Agência Brasil






