A Agência de Inovação Inova Unicamp abriu as inscrições para o Desafio Unicamp 2023. Assim, os estudantes de graduação, pós-graduação e todos os interessados em empreender e inovar com ciência e tecnologia podem participar da competição de modelagem de negócios.
O desafio foi criado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A 13ª ediçãoserá realizada totalmente online e distribuirá R$ 63 mil reais em prêmios em dinheiro.
Os valores serão divididos para os vencedores nas categorias Geral e Impacto Socioambiental – e em serviços de aceleração para startups e bolsas de estudos em programas de desenvolvimento profissional para os vencedores e finalistas da competição.
Dentre as 50 tecnologias que os candidatos podem escolher, estão temas voltados à água e ao meio ambiente. Por exemplo, aterro, biomarcadores, solo, aquicultura, entre outras.
Inscrições
As inscrições podem ser feitas pela internet até 30 de março no site do Desafio Unicamp 2023 (inova.unicamp.br/desafio/) ou até se esgotarem as vagas para a competição. Para participar, é preciso ser uma pessoa maior de 18 anos e se reunir em grupo de 3 a 5 pessoas. Não é preciso ter vínculo com a Unicamp.
As inscrições para o Desafio Unicamp 2023 são feitas em duas etapas:
Na primeira, o grupo precisa escolher até três opções de tecnologias da Universidade, entre os 50 perfis disponíveis no site da competição, e eleger um representante para preencher o formulário geral de inscrição com o nome e e-mail de todos os participantes da equipe.
Na segunda etapa, cada integrante da equipe recebe um e-mail da organização e deve responder ao formulário individual de inscrição para confirmar a participação geral do grupo. Neste ano, cada tecnologia só poderá ser trabalhada por uma equipe. Assim, quanto antes o grupo se inscrever, mais disponibilidade de perfis terá para a escolha.
Capacitações
A competição online tem duração de quatro meses e se destaca pelas capacitações que oferece. Os participantes terão contato com a Metodologia Lean Canvas e mentorias acadêmicas e com profissionais do mercado nacional e internacional.
Também serão compartilhados conteúdos sobre Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologias e treinamento de pitch – técnica usada para apresentar ideias e convencer potenciais investidores –, para a apresentação final do modelo de negócios para uma banca avaliadora.
A competição permite que os seis times finalistas saiam do evento com um modelo de negócios competitivo para o mercado. Os vencedores nas categorias Geral e Impacto Socioambiental ainda recebem R$ 3 mil para cada participante, oferecidos pela Fundação Educar.
Os vencedores e finalistas também recebem a possibilidade de aceleração com a Baita Aceleradora, acesso gratuito a treinamentos em programa de desenvolvimento profissional oferecidos pela FM2S e isenção na submissão de projetos na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp).