Dia Mundial do Meio Ambiente: educadores reúnem-se para aprofundar conhecimentos sobre a importância da água e do saneamento e conhecer o projeto cultural do Museu Água, que será aberto em São Paulo (SP)

Seminário gratuito será promovido pela Associação dos Engenheiros da Sabesp, em parceria com o Instituto Pedra e a Base 7, na próxima segunda-feira, 5 de junho. Inscreva-se!
SEMINARIO MUSEU AGUA

A Associação dos Engenheiros da Sabesp – AESabesp, o Instituto Pedra e a Base 7 Projetos Culturais promoverão, na próxima segunda-feira, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, o Seminário Museu Água, gratuito e voltado a educadores. Este será o primeiro encontro oficial dedicado a apresentar o projeto cultural de criação do museu aos profissionais da educação, que conhecerão mais sobre a importância da água e do saneamento e farão uma imersão neste universo fundamental à qualidade de vida das pessoas e do planeta (as inscrições podem ser feitas neste link) . 

O Museu surge como um polo de pesquisa e divulgação do acervo e patrimônio histórico do setor, uma nova possibilidade de fomentar a consciência socioambiental e estimular o debate e a busca por conhecimentos sobre preservação dos recursos naturais. Saiba mais aqui.

“Queremos construir um espaço experimental que sensibilize as pessoas a compreender e valorizar a água, seus usos e dimensões, e com isso promover reflexões e práticas de sustentabilidade e de cidadania que garantam a preservação da vida em todas as suas manifestações”, ressalta a engenheira Viviana Borges, presidente do Conselho Deliberativo da AESabesp (Associação dos Engenheiros das Sabesp).

O seminário visa abordar o tema água a partir de diversos pontos de vista: engenharia, ciência e tecnologia, saúde pública, gestão ambiental e patrimônio ambiental, entre outros.

“Por esses vieses será possível desenvolver debates sobre a importância de obras e técnicas empregadas no tratamento e distribuição da água, a relação do saneamento com o controle de doenças e melhoria da qualidade de vida da população, o manejo dos recursos hídricos e impactos ambientais, bem como o histórico dos principais bens culturais relacionados ao setor e desafios para a difusão e gestão do tema”, explica Luciomar Santos Werneck, presidente da AESabesp.

Os temas discutidos no evento poderão servir de insumo para o desenvolvimento de atividades dentro e fora da sala de aula pelos educadores, estimulando os alunos sobre a conscientização ambiental no território que habitam, que também inclui rios. “Hoje, a experiência do cidadão urbano com rios é mínima. Ou estão canalizados ou se localizam em periferias e servem de dreno de esgotos ou são os grandes rios da cidade, experimentados de dentro do carro por quem circula pelas marginais”, pontua Werneck.

O Projeto Cultural Museu Água
O Museu Água será implantado em São Paulo e os trabalhos arquitetônicos e museológicos para viabilização do projeto cultural serão coordenados pelo Instituto Pedra, em parceria com a AESabesp e a Base7 Projetos Culturais.

“Este é mais um projeto que mostra a importância da preservação do patrimônio como um importante aliado da educação de uma sociedade. Em uma cidade tão grande e industrializada como São Paulo, é fundamental termos um espaço dedicado a refletir sobre a importância da água e do saneamento e como os humanos interferem neste processo”, ressalta Norton Ficarelli, diretor adjunto do Instituto Pedra.

“Enxergamos o museu como um espaço envolvente e fluido como a água, em constante movimento e acompanhando os passos da sociedade contemporânea, seus desafios e mudanças. Será um local para conectar saberes e emoções, sustentar relações de pertencimento e participação social entre suas comunidades”, conclui Arnaldo Spindel, diretor da Base7 Projetos Culturais.

Programação:

8h45 – Recepção

09h – Abertura

09h45 – O Museu Água: histórico e conceito

10h15 – Coffee break

10h30 – Aprendendo Sobre a Água

Onde está a água?
Hélio Suleiman, Diretor-Presidente da Fundação Agência da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê (FABHAT)

Acesso a água e Esgoto
Edison Airoldi, Consultor em Saneamento. Foi diretor de Tecnologia, Empreendimentos e Meio Ambiente da Sabesp
(2015 – 2020)  

12h – Almoço (tipo finger food servido no local)

Dinâmicas de Grupo – Somos Todos Água e ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável)

13h – Dança Circular – Somos Água
Andrea Leoncini – Diretora da Awake Desenvolvimento Humano com Arte, consultora DHO e focalizadora de Danças Circulares

13h45 – Jogo do Balão – Água, Saneamento e os Objetivos de Desenvolvimento SustentávelJohn Emilio Tatton – Professor de Saneamento Ambiental (FAAP) e Coordenador no Movimento Nacional ODS São Paulo

Alzira A. Garcia – Presidente da Associação dos Especialistas em Saneamento (AESAN) e Educadora Ambiental

15h30 – Nuvem de Palavras – Muro de Lamentações e Árvore dos Sonhos
Sonia Maria Nogueira e Silva – Conselheira Fiscal da Associação dos Especialistas em Saneamento (AESAN)

16h – Encerramento

Serviço:
Seminário Museu Água
Tema:
 Desenvolvimento do Saneamento Básico no Estado de São Paulo
Quando: 5 de junho, terça-feira, das 9h às 16h
Onde:
Espaço Vida da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp
Entrada 1: Av. do Estado, 561, Ponte Pequena
Entrada 2: Av. Santos Dumont, 555, Luz
Duração: 6 horas
Capacidade de público: 200 pessoas
Entrada: Gratuita

Faça sua inscrição aqui

Informações: contato@institutopedra.org.br

Acessibilidade: O evento será realizado em local com acessibilidade a cadeirantes, pessoas com mobilidade reduzida e deficiência visual e contará também com um intérprete de LIBRAS.
Certificação: enviada por e-mail

Projeto Cultural Museu Água
Tem por objetivo desenvolver os projetos arquitetônicos e museológicos para viabilizar a futura implantação do museu em São Paulo (SP). Os trabalhos de execução do Museu são fruto de parceria entre AESabesp (Associação dos Engenheiros da Sabesp), Instituto Pedra e Base7 Projetos Culturais, com viabilização por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Estão entre os patrocinadores: Absolute Investimentos, Grupo Dexco, Moat Capital, Aquapolo Ambiental, Grupo Ambev, Ecolab, Saint-Gobain, Leo Madeiras e membros da AESabesp. 

AESabesp
A Associação dos Engenheiros da Sabesp é uma OSCIP fundada em 1986, que congrega os grandes especialistas do setor, compartilhando conhecimento técnico e desenvolvendo o saneamento sustentável para melhorias da qualidade de vida e saúde da população. Entre suas maiores realizações destacam-se o tradicional Encontro Técnico AESabesp e a Fenasan – Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente – considerada a maior realização técnica e mercadológica da América Latina.

Instituto Pedra
Instituição sem fins lucrativos, fundada em 2013, que realiza projetos no âmbito do patrimônio cultural em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Maranhão e Pará. Selecionado pela AESabesp, em parceria com a Base7, o Instituto Pedra é o proponente do projeto cultural, responsável técnico e coordenador administrativo da iniciativa. Na etapa 1, realizará o Projeto de Restauração das construções históricas do complexo do Museu Água. 

Base7
Empresa, fundada em 2002, é provedora de ideias e soluções para empreendimentos culturais, atuando de forma integrada e multidisciplinar na concepção, planejamento, produção e coordenação de projetos, especializada no campo de museus, acervos e exposições. Selecionada pela AESabesp, em parceria com o Instituto Pedra, a Base7 realizará o Plano Museológico e Projeto Museográfico.