O projeto Conexão Mata Atlântica, executado pela Coordenadoria de Fiscalização e Biodiversidade e Fundação Florestal da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambientee do Estado de São Paulo, destinou R$ 226 mil para Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA), entre o segundo semestre de 2021 e o primeiro de 2022. O montante envolve 17 novos contratos para plantio de mudas florestais nativas, que abrangem uma área de restauração de 10 hectares.
Foram plantadas centenas de árvores nativas, com mudas adquiridas com recursos do projeto e recebidas em doações, dentro das ações de revitalização e ampliação da área verde no estado. As ações de plantio ocorreram no entorno das Unidade de Conservação: Estação Ecológica de Bananal, Núcleo Itariru do Parque Estadual Serra do Mar, em Pedro de Toledo e na Área de Proteção Ambiental (APA) São Francisco Xavier, em São José dos Campos.
Centenas de agricultores cadastrados no projeto são incentivados a plantar mudas nativas. Além dos benefícios gerados para natureza e o meio ambiente, a ação resgata a importância do plantio de árvores nativas, que servem de abrigo e alimento para fauna, contribuem para a descarbonização do planeta e podem gerar renda aos agricultores. Com a iniciativa, os participantes são encorajados a incorporar o elemento arbóreo na paisagem agrícola, possibilitando a exploração econômica de espécies frutíferas como cambuci, jabuticaba, araçá e pitanga.