A 9ª edição do Festival Internacional de Cinema Socioambiental (Planeta.doc) iniciou em 1º de março e a programação vai até 15 de abril, com ações educativas para o ensino fundamental e médio. O evento conta ainda com a Mostra Cinematográfica Planeta Água, focada na questão da água e do saneamento no Brasil, com acesso gratuito.
A iniciativa é patrocinada pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e busca conscientizar alunos do ensino fundamental II e ensino médio sobre o uso da água, impactos da escassez, do desaparecimento de nascentes e rios, do aumento da poluição da água e dos problemas relacionados ao saneamento, das mudanças climáticas, entre outros.
O objetivo é oferecer a formação de crianças e jovens na temática sobre a água, utilizando filmes para sensibilização, consciência e conhecimento. Na edição deste ano, a plataforma reúne textos, vídeos e fotos, que podem ser adaptados e compartilhados. Os professores poderão utilizar filmes como ferramenta de educação, por meio da plataforma streaming Planeta na Escola, quepermite compartilhar práticas pedagógicas e colaborar em projetos, ideias e soluções aplicadas em sala de aula com outros docentes.
Esta edição também promoverá o concurso audiovisual “Um minuto para mudar o mundo”, que motiva estudantes a realizarem filmes de até um minuto de duração com a temática Água. Professores, escolas e Secretarias de Educação interessadas em acessar o conteúdo e participar das atividades podem acessar o link http://www.planetanaescola.com/