Governo britânico vai financiar estudo climático na Amazônia

Reino Unido anunciou durante a COP26 doará R$ 19 milhões para a retomada do projeto "Amazon Face", parado desde 2014.
Amazon Face - Imagem Simulada - Bruno Takeshi INPA

Considerado o maior experimento do mundo para medir a resposta da floresta amazônica à mudança climática, o projeto “Amazon Face”, que estava praticamente parado desde 2014 por falta de recursos, será retomado. O governo britânico anunciou durante a COP26 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas) uma doação de R$ 19 milhões para a iniciativa, que é comandada pelo cientista ecólogo David Lapola, da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).
Ainda neste ano, deve começar a construção de três grandes torres que vão bombear CO2 para a floresta e observar a reação das árvores. O objetivo do experimento é simular condições da mata para saber como a floresta se comporta em termos de absorção de carbono, um papel fundamental que a Amazônia possui para regulação climática e preservação da vida do planeta. 
Ao direcionar uma quantidade maior de CO2 para um pedaço da floresta, os cientistas vão poder medir o crescimento das árvores e quanto elas conseguiram absorver de gás carbônico. 

O projeto contará com a colaboração de dois institutos: o brasileiro INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) e o Met Office (Centro Britânico de Climatologia).
A COP26 acontece em Glasgow, na Escócia, até esta sexta-feira, 12 de novembro.

Fonte: Um Só Planeta

*Imagem simulando o funcionamento do projeto Amazon Face — Foto: Bruno Takeshi / Inpa