Guarujá tem nova Área de Proteção Ambiental

Cidade do litoral Sul de São Paulo ganhou floresta urbana com gestão compartilhada entre a APA Santo Amaro e a população local.
APA-Guaruja-Foto-IPT-1

Estudos realizados pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Guarujá, cidade do Litoral Sul do Estado de São Paulo, foram a base para a criação de uma nova área de Proteção Ambiental (APA), que está em funcionamento desde junho deste ano.

A APA Santo Amaro tem o objetivo de promover e incentivar o uso sustentável da floresta urbana local, mantendo a conservação ambiental, por meio de uma gestão compartilhada da área com a população do município.

A unidade de conservação ambiental pode trazer diversos benefícios para a região. Com maior controle sobre o desperdício dos recursos hídricos nas nascentes da Serra de Santo Amaro e o estuário na área de mangue, o local se torna mais atrativo para o interesse dos turistas, criando uma geração de renda para a população local.

Com a classificação, a área terá uma exploração de meio ambiente controlada e sustentável, o que vai garantir a regeneração dos recursos renováveis, mantendo a biodiversidade de forma socialmente equilibrada e economicamente viável.