O município de Ilhabela (SP), no litoral norte paulista, terá implantada a primeira usina pública de dessalinização de água do mar do estado. O investimento é de R$ 56,4 milhões.
A unidade terá capacidade de produção de 20 litros de água potável por segundo, com ampliação estimada de cerca de 20% na oferta do sistema de abastecimento local.
O processo adotado será a osmose reversa, tecnologia que utiliza membranas semipermeáveis para remover o sal da água, com controle de insumos químicos e atendimento aos padrões de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde, segundo a Sabesp.
A nova estrutura deverá aumentar a resiliência hídrica do município, reduzindo a dependência das variações de chuvas.
A previsão é de conclusão das obras em até três anos.Fonte: Agência SP






