Pandemia faz expectativa de vida no Brasil retroceder 1,3 ano em 2020

Artigo publicado na revista Nature projeta que o excesso de mortes provocadas pela covid-19 no país, em 2021, fará este número cair ainda mais.
expectativa_vida_

Em 2020 a expectativa de vida do brasileiro diminuiu 1,3 ano devido às inúmeras mortes causadas pela pandemia da covid-19. Este número deve ser ainda maior em 2021, podendo alcançar 1,8 ano, o que resulta em menos 3,1 anos no biênio. Os dados são de um estudo publicado nesta semana renomada revista Nature. O artigo é assinado por Marcia Castro, Susie Gurzend, Cassio Turra, Sum Kim, Theresa Adrasfay e Noreen Goldman.

Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontavam, em 2019, 76,6 ano como a expectativa média de vida no Brasil. Os ganhos estaduais de anos foram completamente perdidos em um ano, com a catástrofe que se tornou o número elevado de mortos pela epidemia no Brasil.

De acordo com os pesquisadores, contribuíram para as mortes no país, entre outros fatores, a falta de atendimento hospitalar, a pobreza, desigualdade de renda, falta de infraestrutura e condições sanitárias precárias em muitas regiões do Brasil. Além disso a interrupção nos serviços de atendimento primário na saúde, neste período, devem acarretar uma situação preocupante no aumento do número de óbitos no futuro.

Fonte: UOL

Leia aqui o artigo da Nature, na íntegra.