Parque Estadual do Jurupará /SP ganha projeto de restauração

Localizado em Ibiúna, interior de São Paulo, o local terá plantio de 30 mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica no período de 4 anos.
Foto: Parque Estadual do Jurupará. Foto: Reservas Votorantim

Um projeto de restauração florestal do Parque Estadual do Jurupará, em Ibiúna, interior de São Paulo, pretende recuperar 164 hectares mediante o plantio de 30 mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica. O local tem partes de até 19 hectares (tamanho que equivale a aproximadamente 19 campos de futebol) que necessitam de recupação. A ação é fruto da parceria entre a Iniciativa Verde, organização voltada para restauração florestal, combate às mudanças climáticas e desenvolvimento rural sustentável, e a Reservas Votorantim.

Iniciada em março de 2021, a ação no parque, que tem um total de 26 mil hectares, e é uma área de grande importância para a conectividade entre remanescentes de Mata Atlântica, durará quatro anos. 

A primeira etapa ocorrerá por meio de um projeto piloto com duração de um mês e meio, com a plantação de 5,3 mil mudas de espécies nativas em uma área de 3,3 hectares.

Em seguida serão estudadas as melhores técnicas, de acordo com as necessidades das áreas do parque, para a aplicação de algumas metodologias, como manejo, semeadura de nativas e adubação verde, plantio direto de mudas e enriquecimento da floresta. As que apresentarem melhores resultados serão mantidas e ampliadas.

Além de preservar o meio ambiente e sua biodiversidade com plantas nativas, a iniciativa vai proporcionar a volta de animais ao seu habitat natural contribuindo para o equilíbrio ecológico e a sustentabilidade da fauna e flora. Outro ponto que merece destaque é a compensação de carbono. Calcula-se que cada árvore absorva em média 176 quilos de carbono. Desta forma, em 20 anos serão absorvidas 17,5 toneladas.

Fonte Ciclo Vivo

Foto: Parque Estadual do Jurupará. Foto: Reservas Votorantim

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Imprimir
Publicidade
Outras notícias

Cadastro

Cadastre-se e fique por dentro das novidades da Revista Saneas.