Planejamento inteligente baseado em BIM impulsiona projetos de alto impacto

Enfil S/A Controle Ambiental se destaca como pioneira na adoção da metodologia. Integração entre tecnologia e engenharia permite simular, planejar e executar projetos com mais eficiência, sustentabilidade e precisão.
BIM

A Enfil S/A Controle Ambiental, que atua em soluções de engenharia para tratamento de água, efluentes, controle de emissões atmosféricas e plantas industriais, vem se consolidando como uma das pioneiras na adoção de tecnologias de ponta que elevam a eficiência e a precisão de seus empreendimentos. Entre os principais destaques está o BIM (Building Information Modeling), metodologia que vai além da representação tridimensional ao integrar, em modelos digitais robustos, todas as informações de projeto, construção e ciclo de vida do ativo.

Essa abordagem é fundamental não apenas para projetos de saneamento – como Estações de Tratamento de Água (ETA) e de Esgoto (ETE) -, mas também para o setor industrial, ao permitir um acompanhamento mais ágil e assertivo, além de um mapeamento antecipado de possíveis problemas.

No segmento de engenharia pesada, o uso do BIM possibilita planejar, gerenciar e acompanhar cada etapa da obra com alto nível de precisão, garantindo que todos os detalhes sejam considerados desde a concepção até a entrega final e a fase de operação. Em sua aplicação 4D, que incorpora a variável tempo (cronograma) aos modelos, a ferramenta permite simular todo o processo construtivo, identificar previamente desafios logísticos e otimizar a alocação de recursos, resultando na redução de custos, riscos e retrabalhos.

Aliada à Realidade Aumentada (RA), essa tecnologia potencializa ainda mais a gestão dos empreendimentos, permitindo que engenheiros e gestores visualizem os projetos em escala real e explorem todas as fases da construção e da futura operação antes mesmo da execução física. O resultado são decisões mais assertivas, maior eficiência operacional e elevação da qualidade na entrega.

“O BIM e a integração com tecnologias como o 4D e a Realidade Aumentada representam uma transformação em nossa engenharia. O BIM nos garante clareza e domínio absoluto sobre cada fase da obra, permitindo não apenas simular o cronograma e otimizar recursos, mas também antecipar e neutralizar qualquer risco antes que ele exista no canteiro”, afirma Diego Tarabini, Diretor de Engenharia e Tecnologia da Enfil.

Inovação para aplicações industriais: colaboração entre indústria e academia

Com foco na ampliação da aplicabilidade do BIM às complexas demandas do setor industrial, a Enfil firmou uma parceria estratégica com o Instituto Mauá de Tecnologia (IMT). A colaboração tem como objetivo o desenvolvimento e a customização de ferramentas e metodologias BIM voltadas a plantas industriais, onde o mapeamento de problemas, a gestão de ativos e a manutenção preditiva são fatores críticos para a performance operacional.

Com tecnologia e engenharia atuando de forma integrada, os projetos tornam-se mais ágeis, eficientes e sustentáveis, contribuindo para a resiliência das cidades e para o aumento da competitividade, segurança e confiabilidade das operações industriais.