Profissionais da operação da Sabesp em destaque

Na terceira e última reportagem da série especial da AESabesp e Saneas Online em celebração ao Mês da Mulher, engenheiras falam sobre o trabalho realizado na companhia e a importância das mulheres no setor de saneamento.
DESTAQUE (6)

O Mês da Mulher acabou, mas a Associação dos Engenheiros da Sabesp – AESabesp e a Saneas Online continuam homenageando as mulheres do setor de saneamento ambiental. Desta vez, o destaque vai para as profissionais que atuam na área de operação na Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp. 

Entre as engenheiras está Amanda Araújo Silva, que trabalha no Polo de Manutenção, encarregada do setor de planejamento da unidade. “Penso que o papel da mulher no saneamento é fundamental em questão de quebrar barreiras e apresentar a importância da diversidade, pois há visões diferentes que tendem sempre a contribuir”, afirma. 

“A mulher tem um olhar mais cuidadoso e nós tendemos sempre a nos desenvolver cada vez mais quando estamos em outro ramo. Falo de mim como um exemplo, pois culturalmente fui criada com pensamento de que existia trabalho para homens e trabalhos para mulheres. Logo que entrei na Sabesp, continuei um tempo com esse pensamento, quando comecei a gostar muito do setor que trabalho e vendo que podia me desenvolver iniciei a faculdade em engenharia civil, e sei que com ela poderei agregar mais no meu setor e mostrar mais a importância de mulheres no saneamento”, conta também a engenheira. 

Outra personagem importante no setor é a engenheira Ana Paula de Oliveira de Sousa. Atualmente, a profissional atua na gestão da Célula Estratégica da Engenharia na Sabesp. “As mulheres já nascem com a função de gerar. São elas que trazem a vida ao mundo. Só a mulher tem a missão de conseguir gerar no seu ventre um ser humano, alimentar, educar e muitas vezes doar a própria vida para os seus filhos”, considera, sobre a importância das mulheres. 

“O Saneamento é vital para sociedade. Sem água não tem vida. A mulher, por isso já ser dela de ser proativa e determinada, na engenharia ela trabalha para ser inovadora e criativa, levando soluções para melhorar a qualidade de vida da população através do Saneamento”, completa Ana Paula. 

Na associação, a engenheira se considera uma sócia que gosta de participar das feiras, das atividades esportivas e eventos, principalmente a comemoração de aniversário da associação.  

“Trabalho na Sabesp há quase 25 anos, sempre ajudando a todas as pessoas que estão próximas, melhorando a cada dia para atender melhor nossos clientes, tanto externos como internos, procurando sempre algumas soluções e atividades para levar o Saneamento para todos”, finaliza.

Podcast Saneamento em Foco

Para homenagear as mulheres no saneamento e Meio Ambiente, o podcast Saneamento em Foco, da Revista Saneas Online, realizou ao longo de março uma série de episódios especiais com as profissionais que se dedicam dia a dia ao setor.

A primeira edição foi com Viviana Borges, presidente do Conselho Deliberativo da AESabesp; Ester Feche, diretora Socioambiental e Cultural da AESabesp; e Maria Aparecida Silva de Paula, diretora Social da AESabesp. Ouça aqui

O segundo episódio da série abordou o Movimento Nacional ODS São Paulo, com Nina Orlow, coordenadora do Movimento Nacional ODS São Paulo; e Alzira Garcia, presidente da AESAN. Ouça aqui

Em seguida, o podcast especial do mês das mulheres recebeu Irene Guimarães Altafin, superintendente de Regulação de Serviços de Saneamento da ANA – Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico. Ouça aqui

Outra edição especial foi com Samanta Salvador Tavares de Souza, superintendente Comercial e de Relacionamento com os Clientes da Sabesp, falando sobre o papel da mulher no setor de saneamento e na Sabesp. Ouça aqui.

O mais recente episódio da série fala sobre mulheres inovadoras. Quem aborda o tema é Mariana Juer Taragano, coordenadora do Programa Mulheres Inovadoras da Finep, que detalha a iniciativa. Ouça aqui.

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Imprimir
Publicidade
Outras notícias

Cadastro

Cadastre-se e fique por dentro das novidades da Revista Saneas.