Com o objetivo de promover a educação para sustentabilidade e interação com grupos organizados como escolas, entidades e outros interessados no tema, chega ao Sesc Interlagos a exposição Rios DesCobertos – Dos Jerivás aos Pinheiros.
A mostra entra em cartaz neste sábado, 15 de abril, e vai até 10 de dezembro de 2023, de quarta a domingo e feriados, das 10h às 16h30.
Com curadoria de Alexandre Goncalves e Charlie de Oliveira, Dos Jerivás aos Pinheiros é a oitava edição do projeto de sensibilização socioambiental Rios DesCobertos, proposto pelo Estúdio Laborg e realizado pelo Sesc São Paulo. A exposição aborda o passado pré-colonial e a forma como os povos indígenas se relacionavam com o rio. Muito diferente do rio que conhecemos hoje, o Pinheiros dos tempos coloniais era chamado de Jurubatuba, que significa “terra dos Jerivás” – o rio era, de fato, cercado por muitas palmeiras Jerivás. O atual nome foi dado pelos jesuítas que criaram um aldeamento indígena e o batizaram de Pinheiros – desta vez, por conta da grande quantidade de araucárias que havia na região. Foi a partir da presença dos colonizadores que o curso do rio sofreu alterações para favorecer os processos de urbanização.
Produzida em parceria com artistas, pesquisadores, professores e designers, a exposição utiliza-se de recursos artísticos e tecnológicos para uma viagem no tempo pela história do Rio Pinheiros.
Uma maquete topográfica e interativa, marca registrada do projeto, é cuidadosamente iluminada por projeções, apresentando todo o curso do rio Pinheiros e de seus afluentes, desde as nascentes na Serra do Mar até sua foz no rio Tietê.
É possível ver e interagir com a instalação Rio, que mostra as diferentes intervenções de engenharia na bacia hidrográfica do rio Pinheiros, em particular o “Projeto Serra” que alterou definitivamente a forma do rio e a ocupação de suas margens. Obras que foram decisivas para que a cidade chegasse à sua forma atual. Leia mais aqui
Rios DesCobertos – Dos Jerivás aos Pinheiros
Quando: 15 de abril a 10 de dezembro de 2023
Horário: quarta a domingo e feriados, 10h às 16h30.
Local: Hall de Exposições do Sesc Interlagos
Acessibilidade: Audiodescrição. Libras. Recursos táteis.
Classificação: Livre
Clique aqui para agendamento de grupos.
Clique aqui para conhecer a coleção sobre a exposição Rios DesCobertos no Sesc Digital.
* Foto Rios DesCobertos – Dos Jerivás aos Pinheiros, Sesc Santo Amaro. Matheus Jose Maria