Saneamento e covid-19: estudo de jovens brasileiros integra livro internacional

Artigo científico de autoria de dois jovens do Pará e Sergipe, alunos da UFPA e UFRRJ, ganhou um capítulo em obra publicada pela Springer Nature.
Foto: Valter Campanato/ABr

Os estudantes brasileiros James Thiago Cruz, da UFPA (Universidade Federal do Pará) e Erleyvaldo Bispo, da UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro), basearam sua pesquisa na realidade local de cada um, visando buscar soluções para a falta de saneamento básico e os impactos sociais e de saúde pública que ela causa às pessoas. No final de maio, eles tiveram seu artigo científico integrado ao livro “Covid-19: Paving the Way for a More Sustainable World”, do editor Walter Leal Filho, publicado por uma das melhores editoras científicas do mundo, a Springer Nature.

James Thiago é nascido e criado em Belém do Pará e Erleyvaldo nasceu em Lagartos, interior de Sergipe. Para realizar a pesquisa, eles partiram da percepção de que muitos indícios apontavam que o SARS-CoV-2 poderia ter sua transmissão potencializada pela água não-tratada e levantaram a hipótese de que a falta de acesso a saneamento básico e água tratada poderia agravar a pandemia atual.

O estudo mostra justamente que as regiões brasileiras mais prejudicadas pela covid-19 são os locais onde a população não tem possui água limpa e saneamento básico. As pesquisas foram realizadas entre abril e junho de 2020. O resultado aponta a necessidade de garantir saneamento a todos, como direito universal e fomento à saúde pública.

O artigo foi detalhado no capítulo intitulado “Achieving the UN’s SDG6 as a means to control the Covid-19 pandemics in Brazil”, no livro Covid-19: Paving the Way for a More Sustainable World do editor Walter Leal Filho, escrito em Língua Inglesa, submetido a uma edição especial da World Sustainability Series, que tratava especificamente dos impactos da covid-19 nas iniciativas globais de desenvolvimento sustentável, publicada pela respeitada editora Springer.

Matéria publicada pelo portal Ecodebate (leia aqui).

Foto: Valter Campanato/ABr

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Imprimir
Publicidade
Outras notícias

Cadastro

Cadastre-se e fique por dentro das novidades da Revista Saneas.