O Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades (IDSC) do Instituto Cidades Sustentáveis mostrou que São Paulo é a capital mais sustentável do Brasil, enquanto as capitais com os piores índices estão localizadas na Amazônia.
O levantamento mapeia o nível de engajamento das cidades nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), avaliando aspectos como educação, saúde, preservação do meio ambiente e combate à violência. Com a iniciativa, o Brasil é o primeiro país do mundo a fazer esse mapeamento.
Todas as dez cidades brasileiras mais sustentáveis estão localizadas no estado de São Paulo: a cidade de São Caetano do Sul lidera o ranking, seguida, respectivamente, de Jundiaí, Valinhos, Saltinho, Taguaí, Vinhedo, Cerquilho, Sertãozinho, Limeira e Borá.
Em contrapartida, noventa das cem piores cidades classificadas estão localizadas na Amazônia Legal; 43 dessas concentradas no estado do Pará, tendo, inclusive, a pior cidade entre todas do país, Santana do Araguaia.
As piores capitais em desenvolvimento sustentável são: Macapá (AP), Porto Velho (RO), Belém (PA), São Luís (MA) e Boa Vista (RR), respectivamente.
As informações foram divulgadas pelo Ecoa, do UOL. Leia a reportagem completa.
Imagem Pixabay