No dia 3 de janeiro de 2023, a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (SEMIL) publicou a equipe-chave que conduzirá suas atividades.
A pasta tem como diretrizes de trabalho: o meio ambiente como elemento primeiro e integrador das demais políticas públicas; a infraestrutura enquanto pilar e meio essencial ao desenvolvimento da sociedade; e a logística, imprescindível à movimentação de pessoas e cargas, garantindo a subsistência na interligação das cadeias.
À frente da Secretaria está a procuradora federal, Natália Resende, também graduada em Engenharia Civil e Ciências Contábeis. Doutoranda pela Universidade de Brasília, Natália cursa Master of Laws na University of London, possui mestrado em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos, pós-graduação em Direito Constitucional e em Direito Tributário, especialização em Regulação, tendo atuado em diversos projetos ligados aos temas afetos à Secretaria na sua experiência em órgãos como o Ministério da Infraestrutura, Programa de Parcerias de Investimentos, Procuradoria do IBAMA e Ministério da Integração.
“A nova estrutura observa a lógica e a racionalidade de cada tema, primando pelo respeito e foco às especialidades e, de forma sistêmica, pela harmonia nas interações que perpassam o meio ambiente, a infraestrutura e a logística”, explica a secretária. O advogado do BNDES, Anderson Marcio de Oliveira, assume como Secretário-Executivo. Possui ampla experiência em projetos de infraestrutura, nos setores de energia elétrica, óleo e gás e mineração, e também atuou na análise de financiamentos com recursos do Fundo da Amazônia, no Governo Federal.
Nova superintendente do DAEE
Nesta terça-feira, 10 de janeiro, foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) o nome da nova superintendente do DAEE – Departamento de Águas e Energia Elétrica: a engenheira Mara Regina Semensatto Ramos, da área de Planejamento, Água, Saneamento e Sustentabilidade da Sabesp.
O DAEE é responsável pelo gerenciamento dos recursos hídricos de São Paulo e tem como missão assegurar o desenvolvimento integral e sustentável das bacias hidrográficas no estado.
Conheça a equipe completa:
Jônatas Souza da Trindade – Meio Ambiente
Possui especializações em Políticas Públicas e Gestão Governamental nos setores Energético e Mineral e em Recuperação de Áreas degradadas. É graduado em Geologia, Ciências Econômicas e Gestão de Políticas Públicas. Atua há 13 anos na área ambiental, tendo trabalhado no Ministério de Minas e Energia, como Analista de Infraestrutura, responsável pelo assessoramento técnico à frente das questões socioambientais de empreendimentos, em especial, aos relacionados a projetos hidrelétricos, e no IBAMA, onde foi responsável por gerir carteira de mais de 3.000 processos de licenciamento no Brasil.
Marisa Maia de Barros – Energia e Mineração
Egressa da Empresa de Pesquisa Energética, acumulou passagens por diversos setores no Ministério de Minas e Energia, onde desenvolveu estudos prospectivos da matriz energética brasileira. Trabalhou, ainda, nas empresas Refinaria de Petróleos de Manguinhos e Shell Brasil. Mestre em Programa de Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos e Doutora pelo Programa de Planejamento Energético e Engenheira Química.
Samanta Souza – Recursos Hídricos e Saneamento Básico
Está na Sabesp desde 1997, onde já atuou como Gerente de Controladoria, Gerente Comercial Regional, Gerente de Gestão das Relações com Clientes, Head de Experiência do Cliente e Assistente Executivo de Diretoria. É formada em Administração de Empresas com Ênfase em Comércio Exterior, possui especialização em Administração Contábil Financeira, extensão em Marketing e MBA Executivo.
Ricardo Rodrigues Barbosa Volpi – Logística e Transportes
Formado em Ciências Sociais e com MBA em Economia e Administração, atuou como Gerente de Operações do Aeroporto de Congonhas e do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, além de Gerente Regional de Operações de São Paulo e do Mato Grosso do Sul, sendo responsável pelo planejamento operacional nas áreas de operações, segurança e carga aérea. Foi assessor da Diretoria Financeira e coordenador dos estudos de modelagem da concessão das travessias litorâneas na DERSA, onde participou da reestruturação e modernização do sistema de balsas.
Mara Ramos – Superintendência do DAEE
MBA em Saneamento Ambiental pela FESPSP (2020), Mestrado em Gestão de Recursos Hídricos pelo UNESCO-IHE – Institute for Water Education (2005), em Delft – Holanda. Especialização em Gestão Ambiental pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Anhembi Morumbi (2001) e em Tecnologia em Construção Civil – Obras Hidráulicas pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (1998). Empregada da Cia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – SABESP, desde 1992. Atua em projetos relacionados ao planejamento integrado nos temas Água e Saneamento.