Transformação digital no saneamento ambiental será foco em mesa redonda do 34º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2023

Especialistas vão falar sobre como as tecnologias digitais, incluindo IoT, análise de dados e inteligência artificial e outras, estão sendo aplicadas para aprimorar a eficiência e sustentabilidade no setor de saneamento ambiental. Moderação de Nivaldo Rodrigues,  superintendente da Sabesp e a coordenação é de Pierre Ribeiro, Nilton Gomes (ambos da AESAN), e dos membros da AESabesp Hilton Alexandre de Oliveira e Nilzo Rene Fumes.
transfoirmacao-digital-destaque

A 34ª edição do Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2023 (Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente e Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente), que ocorrerá de 3 a 5 de outubro, trará uma mesa redonda de destaque que discutirá a “Transformação digital na busca da eficiência e sustentabilidade no setor de saneamento ambiental”. A conversa será no primeiro dia, das 14h às 15h30, na sala Cantareira 5. 

O mais importante evento de saneamento ambiental na América Latina é uma realização da  Associação dos Engenheiros da Sabesp – AESabesp e acontecerá no Expo Center Norte/SP, com o tema central o “Saneamento Ambiental na Globalização do Desenvolvimento Sustentável”.

A mesa redonda em destaque é coordenada por profissionais experientes do setor: Pierre Siqueira e Nilton Gomes (ambos da Associação dos Especialistas em Saneamento), e os membros do Conselho Deliberativo da AESabesp, Hilton Alexandre de Oliveira e  Nilzo Rene Fumes. A mediação ficará a cargo de Nivaldo Rodrigues da Costa Junior, superintendente de Desenvolvimento Operacional da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).

O objetivo é explorar como as tecnologias digitais, incluindo IoT, análise de dados e inteligência artificial e outras, estão sendo aplicadas para aprimorar a eficiência e sustentabilidade no setor de saneamento ambiental. Serão abordados desafios e oportunidades, bem como cases de sucesso de transformação digital no setor, com o intuito de inspirar novas soluções e práticas. Além disso, a mesa redonda abordará questões éticas e regulatórias relevantes para o uso da tecnologia no saneamento ambiental, incluindo ferramentas aplicadas no setor de saneamento básico, como georreferenciamento, atendimento a clientes, IoT e automação de processos.

“Uma das premissas às quais somos constantemente cobrados no saneamento é quanto à transformação digital, justamente pelo atraso em relação aos demais segmentos de infraestrutura e a necessidade de imersão total quando se pretende chegar aos índices de universalização de forma viável e com visão de futuro”, afirma o coordenador Hilton Alexandre. “Na maioria das empresas de saneamento – em especial nas cidades mais distantes e isoladas – ainda não atingimos um grau de modernização que nos permita dispensar os olhos e braços humanos, e como entidade cabe comentar iniciativas e buscar concorrência para tornar estas soluções mais acessíveis”. 

Os palestrantes convidados que compartilharão suas experiências e perspectivas sobre a transformação digital no saneamento ambiental são Daniel Rodrigues, sócio-diretor da Pieracciani Desenvolvimento de Empresas; Murillo Borges,  diretor de Smart Water e Inovação da Iguá Saneamento; e Rafael Costa Strauch, chefe de Gabinete na Sabesp.

Segundo Hilton, os coordenadores “acharam importante buscar referências de inovação no mercado em contrapartida da realidade das companhias privadas e públicas de saneamento, que poderão compartilhar suas experiências e expectativas. Nossa maior expectativa é não nos limitarmos a expor tecnologias complexas e acessíveis a poucos, mas fomentar a concorrência que seja acessível a toda a sociedade e ainda oferecer estímulo à criatividade dentro deste ramo tão necessário e de futuro que é o saneamento”. 

A mesa redonda promete ser uma oportunidade valiosa para profissionais do setor de saneamento ambiental e entusiastas da tecnologia discutirem e se inspirarem nas inovações que estão moldando o futuro do saneamento.

Vitrine e ponto de encontro 

O congresso e a feira dão espaço para mostrar que o saneamento ambiental desempenha um papel fundamental para o nosso futuro no planeta, pois está diretamente ligado à qualidade de vida das pessoas, à preservação dos recursos naturais e, consequentemente, à perenidade dos bens e serviços atrelados ao setor, cujas demandas são prioritárias na agenda brasileira em busca da universalização do acesso aos serviços de água e esgoto até 2033.

Para fortalecer a transversalidade que o saneamento tem com todas as áreas ligadas à sustentabilidade, nesta edição, a Fenasan terá seu espaço expositivo ampliado e integrado à feira Waste Expo Brasil, que possui foco em serviços, máquinas e equipamentos para a gestão dos resíduos sólidos. 

A Fenasan e o Encontro Técnico são a principal vitrine do mercado de bens e serviços de saneamento ambiental e o ponto de encontro dos profissionais que atuam para a universalização.

Com um público tradicionalmente de 22 mil visitantes e alinhada aos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos pela ONU, e aos conceitos de ESG, a edição 2023 traz como tema central o “Saneamento Ambiental na Globalização do Desenvolvimento Sustentável” visando ampliar o diálogo em torno das questões de saneamento ambiental, meio ambiente e sustentabilidade e promovendo o compartilhamento de conhecimento altamente qualificado.

A Fenasan 2023, como polo de negócios e oportunidades de networking, tem por objetivo a promoção e divulgação do desenvolvimento tecnológico do saneamento e de produtos empregados em sistemas de tratamento de água, adução e abastecimento e sistemas de coleta, tratamento de esgotos, drenagem e disposição final de resíduos e demais ações do saneamento ambiental. 

Painéis e Mesas

Com 12 mesas redondas e 6 painéis de discussão, contemplando temas universais e que estão na pauta das principais empresas, entidades e profissionais do setor, esta edição do congresso reunirá especialistas e profissionais de elevado nível de conhecimento, como engenheiros, químicos, biólogos, técnicos, pesquisadores, estudantes, gestores e empresários que atuam no saneamento ambiental e, de forma geral, todas as pessoas interessadas no avanço da aplicação dos conhecimentos da engenharia e das inovações tecnológicas no setor, com participação de congressistas, visitantes da Feira e as mais renomadas empresas da cadeia produtiva do saneamento: fabricantes, distribuidoras e prestadoras de serviços do mercado.

A programação completa pode ser acessada neste link.

Serviço

34º Encontro Técnico AESabesp/Fenasan 2022 – “Saneamento Ambiental na Globalização do Desenvolvimento Sustentável”

Mesa: Transformação digital na busca da eficiência e sustentabilidade no setor de saneamento ambiental

Quando: dia 3 de outubro (quarta-feira), das 14h às 15h30 – Sala Cantareira 5, 

Onde: Pavilhão Branco – Expo Center Norte, em São Paulo, capital.

Para mais informações, inscrições e credenciamento para visitar a feira, acesse aqui.