No dia 17 de fevereiro, foi lançado o Manual de Orientação para Agentes Indígenas de Saneamento (AISAN) da Região Amazônica, uma iniciativa da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai) do Ministério da Saúde e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). O objetivo é melhorar a qualidade de água, saneamento e higiene nas aldeias da região amazônica, bem como fornecer conhecimento técnico.
Formulado para alcançar um grande número de AISANs, agentes comunitários cruciais para garantir saúde e bem-estar nas comunidades indígenas, o material foi elaborado com linguagem acessível e ilustrações didáticas.
Dividida em dois volumes, a publicação foi desenvolvida pela equipe do Programa de Água, Saneamento e Higiene (WASH) do UNICEF em colaboração com o Departamento de Projetos e Determinantes Ambientais da Saúde Indígena (DEAMB/SESAI) e parceria estratégica do Ministério Público do Trabalho (MPT).
Na primeira parte, o guia aborda boas práticas para o tratamento da água e medidas de higiene no nível domiciliar. Já no segundo volume, são discutidas a operação e manutenção de Sistemas e/ou Soluções Alternativas Coletivas de Abastecimento de Água para Consumo Humano mais comuns na região.
O manual completo está disponível gratuitamente nos sites do UNICEF Brasil e da SESAI. Acesse aqui.