“O saneamento é um importante instrumento de saúde pública”, ressalta Debora Longo, superintendente da Sabesp

À frente da Unidade de Negócio Norte da Sabesp, engenheira civil fala sobre as ações e projetos sociais da companhia para levar água e cidadania às comunidades de São Paulo e o papel transformador do saneamento.
debora

Nossa entrevista especial desta semana é com a engenheira civil Debora Pierini Longo, superintendente da Unidade de Negócio Norte da Sabesp. Com 25 anos de experiência na área de saneamento, a profissional comenta as iniciativas desenvolvidas pela companhia para levar os serviços de água e esgoto às comunidades do município de São Paulo, o impacto social dos trabalhos realizados e a responsabilidade do setor como ferramenta de inclusão e de saúde pública.

A engenheira também elogia a construção do Museu Água de São Paulo, iniciativa da Associação dos Engenheiros da Sabesp – AESabesp, novo polo sociocultural do Estado: “Será um espaço para o desenvolvimento tecnológico e de educação ambiental”, diz Debora.

Leia, a seguir, a entrevista completa:

Saneas Online – Gostaria que você comentasse como tem sido a atuação da Sabesp nas comunidades da zona norte de São Paulo para levar saneamento e cidadania aos moradores?

Debora Pierini Longo – A maioria das comunidades da área de atuação da Unidade de Negócio Norte caracterizam-se por núcleos residenciais de baixo poder aquisitivo de maneira geral, concentrados em áreas extensas, com populações de baixa renda, ao norte nas encostas da Serra da Cantareira, com predominância de ocupações desordenadas e adensadas.

A Serra da Cantareira, por exemplo, é uma importante região de área verde no entorno da cidade e que tem papel fundamental para a manutenção dos mananciais. Hoje, porém, convive com muitas áreas irregulares típicas de periferias, bastante densas e espraiadas, com infraestrutura muito precária e deficiências no sistema viário, transporte, segurança e em espaços de lazer.

Os serviços de abastecimento de água são extensivos, mas a cobertura ainda convive com dificuldades jurídicas para o atendimento às comunidades e aos núcleos irregulares. Essa dificuldade é ainda mais acentuada quando se refere às estruturas de esgotamento sanitário.

Para minimizar os problemas, a Unidade de Negócio Norte vem conduzindo várias ações de atendimento às comunidades, como o “Programa Córrego Limpo”, “Água Legal” e o “Se liga na Rede”. Além destes, outros projetos que podem ser destacados são: Programa de Participação Comunitária – PPC, criado para atender prioritariamente aos núcleos ou clientes de baixa renda. A atuação, de modo geral, acontece por meio de visitas locais, reuniões e palestras de educação ambiental, visando entender as expectativas da população.

Mensalmente, os moradores são informados sobre as demandas identificadas durante o trabalho de rotina e as atividades desenvolvidas na comunidade, como os projetos: “Rede para a Inclusão Digital” e “Ensinando a Pescar”, entre outros. A colaboração das lideranças é importante para o reconhecimento local, além de agilizar o atendimento.

Outra ação é a Campanha do Agasalho e Voluntariado, cujo objetivo é incentivar a participação da força de trabalho, terceiros, ONGs e comunidades em projetos que visam intensificar o relacionamento entre as partes envolvidas e mobilizar todos para execução de ações de responsabilidade social.

Este importante programa foi intensificado na pandemia e juntos aos nossos colaboradores arrecadamos até o momento 3.798 mil cobertores e 23 toneladas de alimentos, além de materiais de limpeza e higiene pessoal e máscaras de proteção para as pessoas em situação de vulnerabilidade.

O Programa de Uso Racional da Água (PURA) é outro importante projeto, que tem como objetivo a redução do consumo de água, por meio da detecção e reparo de vazamentos, troca de equipamentos convencionais por economizadores, estudos para reaproveitamento da água e palestras educativas ao setor público.

Temos também o “Ensinando a Pescar”, programa desenvolvido pela Unidade de Negócio Norte, com parceria da DECA/HIDRA, Sebrae e Secretaria do Emprego, que consiste em noções básicas e orientação às comunidades, com aulas de instalações hidráulicas prediais de água e esgoto, conceitos de apuração de consumo, entendimento sobre a conta de água, cidadania, direitos e deveres, meio ambiente e apoio ao MEI/Empreendedorismo, com estímulo à empregabilidade e geração de renda.

O curso tem duração de uma semana com carga horária de 20 horas. Ao fim, são encaminhados currículos para empresas parceiras, visando aproveitamento dos participantes no mercado de trabalho. Essa iniciativa proporciona a qualificação profissional, prepara para a inserção/reinserção no mercado de trabalho e educa para o uso racional da água e proteção do meio ambiente. Existente desde 2004, a iniciativa já capacitou mais de 2 mil pessoas e conta com 90 voluntários envolvidos no projeto.

O Programa de Reciclagem de Óleo de Frituras (PROL), por sua vez, conta com um ponto de coleta disponível nas unidades da MN e, em parceria com uma ONG, transforma o óleo coletado em biodiesel. Assim, evita-se a poluição dos recursos hídricos, uma vez que um litro de óleo de cozinha ao parar nos rios contamina cerca de 25 mil litros de água. Do início de 2021 até junho, já foram coletados 30.834 mil litros de óleo de fritura, preservando mais de 770 milhões de litros de água. Esse número de preservação de água é o resultado da multiplicação do óleo coletado e o potencial de poluição.

Saneas Online – Como tem sido a recepção da população?

Debora Pierini Longo – Todos os encontros que realizamos junto às comunidades são muito positivos. No último ano, a satisfação com o nosso trabalho chegou a aproximadamente 90%. Na implementação do Programa Água Legal, por exemplo, fomos muito bem recepcionados, pois era um anseio antigo dos moradores a regularização do abastecimento de água. As pessoas sempre se mostram parceiras, auxiliando em todas as fases de implantação, desde o cadastro até a obra final.

Temos relatos também de queda nos índices de doenças em Unidades de Saúde próximas das comunidades regularizadas, onde houve impactos positivos na qualidade de vida dos moradores. Levamos também desenvolvimento econômico para essas comunidades e vimos as moradias migrarem de barracos de madeira para casas de alvenaria, com novos comércios surgindo. Assim, proporcionamos a inclusão social, pois os moradores passaram a ter um endereço de cadastro no posto de saúde, para utilização no currículo e muitos outros benefícios.

Saneas Online – O que pode ser notado já de mudanças nestas áreas?

Debora Pierini Longo – A substituição das redes clandestinas em áreas com intervenção dos programas, além de melhorar a qualidade da infraestrutura, permitiu um melhor aspecto visual e, principalmente, a redução dos riscos de contaminação e a melhoria dos indicadores de saúde da população.

Os programas socioambientais focados na regularização das ligações de água e esgoto têm alterado a fisionomia dos bairros, não apenas com a regularização das ligações e fornecimento de água potável, como também o bairro em seus aspectos urbanos e de inclusão. Foram criadas associações, realizadas ações de mutirão para cuidar das ruas e houve mudanças nas moradias.

Como antes não possuíam endereço, os moradores não tinham acesso a alguns serviços, como entregas em domicílio, por exemplo. Com a regularização da água, as ruas dos bairros ganharam nomes e identificação, contribuindo para a dignidade, saúde e cidadania da população.

Saneas Online – Na sua visão, qual a responsabilidade do saneamento em termos de promoção da saúde pública e qualidade de vida das pessoas?

Debora Pierini Longo – O saneamento é um importante instrumento de promoção da saúde pública e melhoria da qualidade de vida das populações carentes e excluídas pela sociedade. E a Sabesp tem como estratégia promover a melhoria contínua da qualidade de vida e do meio ambiente, além de implementar ações e programas socioambientais alinhados aos Objetivos Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Saneas Online – A AESabesp está desenvolvendo o Museu Água de São Paulo, novo polo sociocultural para estimular o interesse das pessoas pela história do saneamento e conscientizá-las sobre a importância da água e do meio ambiente. Como você vê esse projeto?

Debora Pierini Longo – Para mim, se trata de um projeto extremamente importante, pois será um espaço para o desenvolvimento tecnológico e de educação ambiental. Também será um local para estimular o conhecimento e a curiosidade sobre o saneamento, além de conscientizar e sensibilizar a população quanto ao valor da água e criar um sentimento de pertencimento da história do saneamento.

Raio X

“Minha gestão está focada na experiência do cliente, negócio, comunicação, diversidade e na busca pela inovação”. Assim Debora Pierini Longo comanda a Unidade de Negócio Norte da Sabesp, que atende cinco milhões de clientes, impulsionada pela recente incorporação de Guarulhos, o segundo maior município do Estado de São Paulo. Com 25 anos de experiência na área de saneamento, Debora é formada em engenharia civil pela Universidade Paulista (UNIP), possui MBA em Gestão Estratégia Socioambiental pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e cursa MBA em PPP e Concessões pela Sociologia e Política – Escola de Humanidades. Atualmente, a engenheira tem participação integral no Programa de Desenvolvimento de Líderes da Sabesp.

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