Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável

Década da Ciência Oceânica (1)

Para destacar a urgência na proteção do maior bioma do planeta, a ONU (Organização das Nações Unidas) instituiu que do ano de 2021 até 2030 será a Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável. O projeto tem foco no ODS 14 (Proteger a vida marinha) e em outros objetivos que estejam correlacionados.

A iniciativa é resultado de uma discussão que começou em 2016, quando as Nações Unidas chegaram à conclusão de que era urgente gerenciar com sustentabilidade as atividades oceânicas.

Segundo a ONU, a principal motivação é unir esforços de todos os setores relacionados ao mar para reverter o ciclo de declínio na saúde do oceano e criar melhores condições para concretizarmos o desenvolvimento sustentável. Para isso, estratégias de adaptação e decisões políticas baseadas na ciência são fundamentais. A Década é um processo inclusivo, participativo e global, que respeita as realidades locais para a construção de um futuro sustentável. No Brasil, o planejamento das ações é liderado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), representante científico da Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI), da Unesco.

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Imprimir
Publicidade
Outras notícias

Cadastro

Cadastre-se e fique por dentro das novidades da Revista Saneas.