No ano seguinte, Nizar teve a oportunidade de participar da inauguração da sede da AESabesp, na Rua Treze de Maio, no Bairro Bela Vista, em São Paulo. Desde então, participa ativamente das atividades da associação.
Atualmente, é diretor administrativo da AESabesp, área que considera o “coração” da associação, pois oferece suporte às demais diretorias, conselheiros, associados e ao público em geral.
“Somos uma equipe treinada, comprometida, motivada e atualizada por cursos, palestras e reuniões. Neste tempo de pandemia, a equipe mostrou-se competente, comprometida e dedicada, o que não me causou nenhuma surpresa. Equipe pela qual tenho muito apreço e carinho”, diz.
A Diretoria Administrativa é responsável pelo cadastro e atualização dos associados, além de realizar o atendimento e fornecimento de informações via site, telefone, e-mail e redes sociais. Portanto, é a área que mantém o associado conectado com as ações da AESabesp em tempo real, sobretudo em meio à pandemia de covid-19, quando as interações estão ocorrendo virtualmente.
Além de ressaltar a importância das atividades do “coração” da AESabesp, Nizar reforça o papel social da associação.
“É importante a apresentação de informações às classes sociais menos favorecidas sobre como é efetuado o tratamento de água, pois muitas comunidades não possuem água potável em suas residências. As ações sociais realizadas pela AESabesp também vêm para tentar melhorar, levar água de boa qualidade, ou seja, potável a toda comunidade”, afirma Qbar. “Considero e costumo dizer que a AESabesp é Engenharia da água”.
Nizar é formado em Engenharia Química pela Faculdade Oswaldo Cruz, com pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho (Faculdade Oswaldo Cruz), em Engenharia Sanitária Industrial (Fundação Armando Álvares Penteado) e Hidráulica Conceitual (Universidade Estadual Paulista).
“Formei-me como engenheiro químico e, por este motivo, ingressei no setor de Saneamento, pois é uma área que tem muito a ver com a minha formação, por exemplo, a qualidade da água”.
Em parceria com a AESabesp, Nizar publicou dois livros: o primeiro foi “Manual de Controle da Qualidade e Operação do Sistema de Abastecimento de Água” e o segundo, “Manual Técnico para Profissionais de Estação Tratamento de Água e Distribuição”.
Ambos foram apresentados na Universidade Presbiteriana Mackenzie, Faculdade Oswaldo Cruz, Faculdade de Tecnologia (Fatec) e Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Os livros também foram distribuídos para companhias de saneamento do país e prefeituras e também foi divulgado no exterior.
“O Poema das Águas, publicado no primeiro livro, gosto muito, pois é uma realidade no mundo de hoje”, destaca. “A água é o sangue da terra, insubstituível. Nada é mais suave e, no entanto, nada a ela resiste. Aquele que conhece seus princípios pode agir corretamente, tornando-a como chave exemplo. Quando a água é pura, o coração é forte. Quando a água é suficiente, o coração do povo é tranquilo”.