A Associação dos Engenheiros da Sabesp (AESabesp) marcará presença no Summit Agenda SP+Verde, que acontecerá nesta terça e quarta-feira, dias 4 e 5 de novembro, em São Paulo. O evento é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), em parceria com a Prefeitura de São Paulo e a Universidade de São Paulo (USP), e faz parte da preparação para a COP30, que será realizada em Belém (PA), em novembro.
Um dos 100 painéis programados do Summit é “Saneamento para Todos: Soluções para Comunidades Tradicionais e Vulneráveis”, organizado pela Sabesp dentro do eixo “Resiliência e o Futuro das Cidades”. O debate acontecerá no dia 4 (terça-feira), às 15h, e reunirá especialistas e lideranças do setor para discutir estratégias que garantam o acesso universal ao saneamento básico em comunidades indígenas, rurais, favelas e demais áreas em situação de vulnerabilidade social.
Participarão do debate a Prof.ª Dra. Ester Feche Guimarães, diretora de Serviços de Água e Esgoto da Semil e diretora Socioambiental da AESabesp; Eliana Kitahara, diretora de Projetos da Associação dos Profissionais Universitários da Sabesp (APU) e ex-presidente da AESabesp; e Débora Pierini Longo, diretora executiva de Operação e Manutenção (COO) da Sabesp. O painel reunirá ainda Lylian Coelho, do French Water Partnership, e o Cacique Cristiano AWA Kiririndju, coordenador estadual de Políticas para os Povos Indígenas.
A discussão destacará a importância de soluções inovadoras e inclusivas, que respeitem as especificidades culturais e territoriais das comunidades, promovendo justiça social, saúde pública e sustentabilidade ambiental.
Sobre o evento
O Summit Agenda SP+Verde propõe uma ampla plataforma de diálogo e cooperação entre os setores público, privado, acadêmico e da sociedade civil. As discussões se estruturam em quatro eixos principais: Finanças Climáticas e Investimentos Verdes; Justiça Climática e Sociobiodiversidade; Resiliência Urbana e o Futuro das Cidades; e Transição Energética e Descarbonização, além da trilha transversal sobre Economia Circular.
Para mais informações e programação completa, acesse aqui.






