Jovens basileiros conquistam troféu mundial de robótica com projeto focado em desastres naturaisA 

A “Sancabots ao Resgate” superou 20 equipes internacionais no Robotics for Good 2025 com tecnologia voltada a salvar vidas em áreas atingidas por catástrofes.
EQUIPE ROBOTICA

Foto: Arquivo Pessoal/Davi Beltrame – Equipe Sancabots ao Resgate, do Brasil, exibe troféu de ouro na Grande Final do Desafio Jovem Robotics for Good 2025

Representando o Brasil, os jovens Davi Roberto Beltrame, Laura Vaz Sverzut e João Vitor Piovezan levaram o ouro na competição juvenil  Robotics for Good 2025, em português, “Robótica para o Bem”. Realizado em Genebra, na Suíça, o torneio é um dos grandes destaques do evento “Inteligência Artificial para o Bem”, promovido pela União Internacional de Telecomunicações, UIT.

O desafio proposto pela iniciativa era criar robôs capazes de salvar vidas diante de desastres naturais, uma das principais preocupações mundiais na atualidade.

Competindo com outras 20 equipes de diversos países, os brasileiros da Sancabots ao Resgate desenvolveram dois robôs para auxiliar no resgate de pessoas em situações extremas. Batizadas como Maria e Estevão, as criações foram projetadas para resgatar pessoas feridas ou em busca de refúgio e atuar no resgate em meio a escombros.    

Seguindo o regulamento da competição, as máquinas são automatizadas e operam guiadas por códigos de programação, no qual foram utilizados recursos como a inteligência artificial para aperfeiçoar a eficiência dos robôs. 

Saiba mais sobre a conquista: acesse aqui.