Arena de lançamentos é sucesso na Fenasan 2025
Espaço dedicado a lançamentos e inovações do saneamento reuniu empresas do Brasil e do exterior durante os três dias de evento, no Expo Center Norte/SP.
Espaço dedicado a lançamentos e inovações do saneamento reuniu empresas do Brasil e do exterior durante os três dias de evento, no Expo Center Norte/SP.
Atividades gratuitas reuniram especialistas e profissionais em torno de temas estratégicos como monitoramento em tempo real, modelagem hidráulica e combate às perdas de água.
Nova cooperação vai oferecer cursos voltados à especialização técnica em MND, fortalecendo a formação de profissionais do setor.
Competição promovida pela AESabesp e AESAN destacou o talento dos técnicos operacionais e premiou os melhores com viagem ao litoral e ingresso para o 37º Encontro Técnico.
A cerimônia de encerramento do maior evento de saneamento ambiental das Américas celebrou as melhores práticas do setor, reconhecendo a excelência técnica, a inovação, a gestão ESG e o talento da nova geração no Brasil.
Segunda parte da mesa redonda “Reúso Urbano e Circularidade nos sistemas de Água e Saneamento: Referências comparativas e desafios”, nesta quarta-feira, 22 de outubro, destacou a aplicação de tecnologias por operadoras, como Sabesp e GS Inima, e a experiência acadêmica da USP e NCSU como referências no tema.
Dia 2 do maior evento de saneamento ambiental das Américas aprofundou temas importantes com a presença de líderes setoriais e especialistas internacionais, destacando a inovação como pilar para um futuro resiliente.
Primeira etapa do evento, realizado nesta quarta-feira, 22, debateu o reúso urbano e a circularidade, com destaque para a regulamentação, planejamento e ações institucionais em São Paulo e seus reflexos em outros estados.
Em mesa-redonda de alto nível, líderes da Sabesp, Aegea, BRK e Águas do Brasil debateram, nesta quarta-feira (22), se as metas do Marco Legal – 99% de abastecimento de água e 90% de coleta e tratamento de esgoto – são alcançáveis até 2033. O otimismo predominou, mas com alertas sobre burocracia, planejamento e vontade política.
Além dos painéis, mesas-redondas e da rica programação que compõem o maior evento de saneamento ambiental das Américas, o primeiro dia da Fenasan 2025 contou com duas atrações imperdíveis: a estreia da TV Água e Saneamento – o novo canal da AESabesp, criado para divulgar conhecimento e boas práticas do setor – e a participação especial do músico e ativista Carlinhos Brown, que compartilhou sua experiência unindo cultura e sustentabilidade com os profissionais do saneamento.
Primeiro debate desta edição, realizado em 21 de outubro, destacou a Lei do Combustível do Futuro e o papel do biometano na eficiência energética do saneamento. Especialistas defenderam uma visão transversal para transformar resíduos em energia.
Maior evento de saneamento ambiental das Américas iniciou com recorde de 400 expositores e a meta de superar 30 mil visitantes. Na solenidade de abertura, realizada nesta terça-feira (21 de outubro), autoridades destacaram a urgência da universalização e a inovação como “dever” do setor para enfrentar as mudanças climáticas e garantir dignidade humana para todos os cidadãos.
Ano XV • Edição 92 • Abril a Junho de 2025
André Ricardo Telles, CEO da Ecosan, e Talita Carvalho, gerente de Vendas e Inovação da empresa, coordenam o painel que discutirá como o setor pode inovar com propósito, unindo tecnologia, gestão e compromisso social.
Bate-papo com o multiartista e ativista propõe uma reflexão sobre os desafios do saneamento nas comunidades brasileiras e seus impactos sociais, econômicos e ambientais.
Coordenada por Simone Simões, gerente de Gestão de Serviços na Sabesp, a mesa trará um debate estratégico no congresso sobre a importância de garantir a governança e a regularização de ativos imobiliários, essenciais para a resiliência e a sustentabilidade das operações de utilities (água, energia e gás).
Sulamita França Santos, conselheira da AESabesp e presidente da AESAN, conversa com Maria Aparecida Silva de Paula, coordenadora de Relações Institucionais da AESabesp, e Reynaldo Young Ribeiro, diretor Técnico da associação.